Confira quais são os horários de funcionamento dos trens da CPTM, do Metrô de SP e do sistema de transporte intermunicipal feito pela EMTU para este final de ano
Aviso: as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) planejaram operações especiais para atender os passageiros nesta virada de ano.
Abaixo, vamos conferir como serão as programações de cada linha de transporte, uma a uma.
CPTM
Durante o dia 31 de dezembro, a circulação será normal, mas a partir da 0h do dia 1º de janeiro de 2025, a operação será diferenciada.
Na virada do ano, entre meia-noite e 4h, todas as 57 estações da CPTM estarão fechadas para embarque, sendo permitido apenas o desembarque.
O acesso às linhas da CPTM acontecerá apenas por meio de transferências com linhas de metrô: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira) e Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral).
Estas estações que estarão fechadas para embarque na madrugada reabrem normalmente às 4h do dia 1º de janeiro. Os intervalos entre trens no primeiro dia do ano serão como os praticados aos domingos.
EMTU
No dia 31 de dezembro, a operação será como a de um domingo. Esta mesma programação será repetida no dia 1º de janeiro de 2025. Informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.
Metrô
A operação do Metrô será ininterrupta no virada de 2024 para 2025, o que classifica o transporte como uma das melhores opções para quem pretende curtir a festa do Réveillon na avenida Paulista.
Para facilitar o transporte dos passageiros até o local, as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão funcionamento diferenciado.
As estações Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), Brigadeiro e Trianon-Masp (Linha 2-Verde), ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada do primeiro dia do ano, enquanto a Consolação (Linha 2-Verde) - a mais próxima ao palco do Réveillon na Paulista - será fechada às 16h do dia 31 e só voltará a funcionar às 6h do dia 1º de janeiro.
Os passageiros que habitualmente utilizam esta estação poderão utilizar os acessos da estação Paulista, da Linha 4-Amarela, para embarcar ou desembarcar.
As demais estações nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ficarão abertas para embarque e desembarque até as 2h da manhã do dia 1° e, depois desse horário, continuam funcionando apenas para desembarque. Já no primeiro dia de 2025, as linhas do Metrô funcionarão normalmente, abrindo às 4h40.
O quadro de funcionários operativos e de agentes de segurança será reforçado nas estações mais próximas ao local do Réveillon na Paulista. A compra das viagens poderá ser feita nas bilheterias das estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp - durante toda a madrugada. Nas demais estações, a venda de passagens vai até 2h.
Bilhetes
Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via Whatsapp (no 11 3888-2200), pelo aplicativo TOP - disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana.
Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.