No Brasil, mais de 56% da população é composta por pessoas que se autodeclaram negras, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE. Contudo, apesar de ser maioria, a população negra ainda sofre com as desigualdades raciais em diversos setores da sociedade.
E foi em busca de mais representatividade que diversas iniciativas foram criadas e têm valorizado as produções e participações de pessoas negras em esferas da política, literatura, empreendedorismo, arte e influência. Confira alguns desses projetos:
Coletivo Circense Catappum
Uma palhaçaria que nasceu por causa do incômodo dos artistas pela ausência de palhaços pretos na formação das artes cênicas. O coletivo carrega em um dos seus pilares o riso como forma de resistência e é voltado à representatividade e valorização das culturas negras.
Feira Preta
Fundada pela empreendedora Adriana Barbosa, a Feira Preta é considerada o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, reunindo diversas iniciativas voltadas para a pesquisa, o mapeamento e a aceleração do empreendedorismo e consumo negro no Brasil.
Livraria Africanidades
Uma livraria especializada em literatura afro-brasileira e feminista. Foi inaugurada pela bibliotecária Ketty Valencio em 2013, em São Paulo, como resposta à ausência de autores negros na literatura. Além de livros, o espaço da Africanidades acolhe distintas linguagens artísticas produzidas e destinadas à comunidade negra, como atendimento psicológico, aulas de yoga e oficinas de estamparia.
Enegrecer a Política
O grupo foi criado com o objetivo de fomentar pessoas negras a disputar cargos políticos, construindo meios de ocupação dos espaços de poder e decisão.
Blogueiras Negras
Um coletivo de mulheres negras que escrevem, falam e produzem conhecimento a partir de suas vivências e experiências. O Projeto nasceu em março de 2012 com o objetivo de visibilizar e difundir conteúdos produzidos por mulheres negras.