"Você engordou", "esse cabelo não combinou com você", “ela não está se cuidando”. Essas e muitas outras falas são comuns na vida de uma mulher, em especial entre as famosas, nas redes sociais. O que pode parecer uma observação inocente é, muitas vezes, um discurso de ódio disfarçado de "opinião".
É o que acontece com a cantora Preta Gil. Ela é frequentemente alvo de comentários negativos sobre o corpo. No mais recente, na última segunda-feira,12, a artista foi bombardeada por mensagens que enalteciam o seu emagrecimento provocado por consequências do tratamento contra o câncer no intestino. Em mensagens, fãs elogiaram o seu corpo que está mais magro.
Preta, no entanto, não deixou passar e rebateu: "eu não emagreci porque eu quis, emagreci porque estou doente". Ela ainda completou pedindo para que as pessoas tivessem mais senso e evitassem tais comentários.
Listamos 6 comentários ofensivos que você pode já ter falado em algum momento, mas, a partir de hoje, pode excluir do seu vocabulário.
1. “Você engordou”
As mulheres não precisam corresponder à expectativa alheia sobre pesos ou corpos, por isso evite fazer esses comentários. Se coloque no corpo da outra pessoa: você gostaria de ouvir uma "opinião" desse tipo?
2. "Você emagreceu. O que fez?"
A maioria das pessoas acredita que um corpo bonito é um corpo magro. Mas, para muitos, isso não é elogio, como foi o caso da cantora Preta Gil que rebateu os comentários sem noção que recebeu afirmando que não emagreceu porque quis, mas, sim, porque está doente. E tem muita gente não é magra e é linda. Acredite se quiser, mas é possível amar e admirrar um corpo além da magreza!
3. "Você fica mais bonita sem maquiagem"
Ela fica bonita como bem quiser, seja com maquiagem ou não. Essa é uma escolha que só diz respeito à própria pessoa.
4. "Essa roupa não combina com você"
A primeira regra da moda é a seguinte: você decide como quer se vestir. Afinal, ninguém deve escolher ou opinar sobre o que você pode usar ou não. Se você acha que uma roupa não é bonita, basta não usá-la, não é mesmo?
5. "Ela é linda, pena que é baixinha/gordinha"
Baixa, alta, gorda, magra. Cada mulher tem suas particularidades e beleza. O tamanho não deve ser um medidor de beleza. E nem a forma física, como já mencionamos.
6. "Você deveria se depilar"
A depilação não deve ser vista como um sinônimo de feminilidade ou higiene. A verdade é que nenhuma mulher deve ser julgada a partir das escolhas que faz com o seu corpo.