7 atores indígenas que marcaram presença nas novelas da Globo em 2024; relembre

Artistas indígenas tiveram papéis marcantes em produções como "Terra e Paixão", "Renascer" e "No Rancho Fundo"

24 dez 2024 - 05h00
Mell Muzzillo interpretou a personagem Ritinha em "Renascer"
Mell Muzzillo interpretou a personagem Ritinha em "Renascer"
Foto: Reprodução: Instagram/mellmuzzillo

Com papéis marcantes em grandes produções como "Terra e Paixão", "Renascer" e "No Rancho Fundo", artistas indígenas não foram apenas coadjuvantes, mas, sim, figuras centrais nas tramas, cujas histórias e vozes refletem realidades que, até então, raramente ganhavam espaço na teledramaturgia.

Relembre abaixo alguns atores que marcaram presença nas novelas da Globo em 2024.

Publicidade

Daniel Munduruku 

Daniel Munduruku, ator, escritor e professor pertencente ao povo indígena Munduruku, acumula mais de 60 livros publicados e dois prêmios Jabuti em sua carreira. Na novela “Terra e Paixão” da TV Globo, ele deu vida ao sábio pajé Jurucê Guató.

Presidente do “Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais”, Daniel frequentemente compartilha vídeos reflexivos e seus trabalhos como escritor e palestrante em suas redes sociais.

Suyane Moreira 

Publicidade

Suyane Moreira, nascida em Juazeiro do Norte, carrega em sua história a influência de suas raízes indígenas, herdadas de sua mãe. Aos 17 anos, decidiu seguir o sonho de ser modelo e saiu de casa em busca de oportunidades.

Em “Terra e Paixão”, Suyane interpretou Iraê Guató, filha do pajé Jurucê, uma personagem com profundo conhecimento sobre ervas e medicina natural. Segundo o Gshow, sua avó foi uma das referências para construir essa interpretação.

Adanilo

Descendente dos povos indígenas das áreas do Baixo Solimões e do Baixo Tapajós, localizadas entre os estados do Amazonas e Pará, o ator Adanilo deu vida ao personagem Deocleciano na primeira fase da novela “Renascer”.

Em suas redes sociais, Adanilo está sempre exaltando suas raízes indígenas. Atualmente, interpreta o personagem Sidney em “Volta por Cima”.

Publicidade

Mac Suara

Mac Suara, descendente dos povos indígenas Terena e Kadiwéu, é um dos primeiros atores indígenas do Brasil. Natural do Mato Grosso do Sul, ele marcou presença em “Renascer” ao interpretar Chico das Mortes.

Mell Muzzillo

Mell Muzzillo, modelo, bailarina e com raízes afro-indígenas no povo Tupinambá, deu seus primeiros passos na televisão ao viver a personagem Ritinha em “Renascer”.

Em entrevista ao Gshow, a atriz falou sobre a importância de ser uma atriz que representa as mulheres afro-indígenas. “"Quero estar pelos meus, quero estar por essas crianças que se viram em mim, que às vezes ficavam meio perdidas se perguntando: 'Caramba, será que posso estar nesse lugar?' Pode! Acredita”, disse.

Publicidade

Dandara Queiroz 

Atriz e ativista de origem Tupi-Guarani, Dandara Queiroz iniciou sua carreira na televisão interpretando Benvinda na novela “No Rancho Fundo”. Criada no interior do Mato Grosso do Sul, ela também se destacou como modelo, sendo uma das grandes revelações do São Paulo Fashion Week 2022, onde desfilou para diversas marcas.

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2019, Dandara combina sua paixão pela arte e pelo ativismo em suas múltiplas atividades profissionais.

Zahy Tentehar

Com raízes no povo Tentehar-Guajajara e nascida na reserva indígena Cana Brava, no Maranhão, Zahy Tentehar se destaca como cineasta, atriz e ativista.

Sua carreira inclui papéis como na segunda temporada da série “Cidade Invisível”, da Netflix, e na novela “No Rancho Fundo”, onde interpretou a personagem Paula Alexandre.

Publicidade
Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se