8 hobbies que são bem vistos para homens, mas menos valorizados para mulheres

Algumas atividades são frequentemente vistas sob lentes diferentes dependendo de quem as pratica

4 dez 2024 - 05h00
Resumo
Certos hobbies são mais valorizados quando praticados por homens, como futebol, artes marciais, esportes radicais, coleção de itens e outros.
Mulheres podem enfrentar estigmas ou serem desvalorizadas por realizar os mesmos passatempos que homens
Mulheres podem enfrentar estigmas ou serem desvalorizadas por realizar os mesmos passatempos que homens
Foto: Imagem de Freepik

Em uma sociedade onde normas de gênero ainda moldam muitas expectativas, certos hobbies são frequentemente vistos sob lentes diferentes dependendo de quem os pratica. Embora haja avanços, graças exatamente a mulheres que enfrentam a situação e se impõem a qualquer tipo de estigma, homens são frequentemente elogiados por determinadas atividades e mulheres podem ser desvalorizadas por realizar os mesmos passatempos.

A seguir, veja atividades que são mais valorizadas quando praticadas por homens e, muitas vezes, são minimizadas ou desacreditadas quando vêm acompanhadas de uma mulher:

Publicidade

1. Futebol

A ideia de que futebol é "coisa de homem" ainda persiste na sociedade
Foto: Imagem de Freepik

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo e os homens, que frequentemente praticam e assistem a esse esporte, são vistos como entusiastas naturais. Por outro lado, mulheres que se envolvem com o futebol, seja como jogadoras ou torcedoras, ainda enfrentam a percepção de que não compreendem o jogo de maneira profunda. 

2. Artes marciais

Mulheres que praticam artes marciais enfrentam questionamentos sobre sua "fragilidade"
Foto: Imagem de Freepik

A prática de artes marciais é amplamente associada à força e disciplina, características muitas vezes exaltadas em homens. Homens que se dedicam a esse esporte são vistos como destemidos e resilientes. No entanto, mulheres que seguem o mesmo caminho, apesar de enfrentarem as mesmas exigências físicas e psicológicas, são frequentemente questionadas sobre sua "fragilidade" ou estigmatizadas por serem "masculinizadas", perdendo o reconhecimento por suas conquistas no tatame.

Publicidade

3. Esportes radicais

Quando as mulheres praticam esportes radicais, elas precisam enfrentar a ideia de que esses esportes "não são para mulheres"
Foto: Imagem de Freepik

Esportes como surfe, skate, escalada e bungee jumping são frequentemente associados a homens aventureiros e ousados. Quando as mulheres os praticam, muitas vezes, podem ser vistas como “desesperadas por atenção” e ainda precisam enfrentar a ideia de que esses esportes "não são para mulheres".

4. Marcenaria 

Mulheres que têm a marcenaria como hobby podem ser tratadas como "curiosas" ou "inexperientes"
Foto: Imagem de Freepik

A marcenaria é uma atividade que exige habilidades técnicas e criatividade, sendo muitas vezes associada ao trabalho físico pesado, tradicionalmente mais associado a homens. Mulheres que se dedicam a este hobby são subestimadas, sendo tratadas como "curiosas" ou "inexperientes".

5. Mecânica

Mulheres mecânicas enfrentam o estigma de que "não entendem o suficiente sobre carros"
Foto: Imagem de peoplecreations no Freepik

A mecânica, assim como a marcenaria, é uma área em que os homens costumam ter mais visibilidade. Homens que consertam e personalizam carros são reconhecidos como especialistas e habilidosos, enquanto mulheres que se dedicam a esse hobby enfrentam o estigma de que "não entendem o suficiente sobre carros", mesmo que sejam tão competentes quanto os homens.

Publicidade

6. Pescaria

A ideia de que a pesca é um passatempo mais masculino ainda predomina em muitos lugares
Foto: Imagem de Freepik

A pescaria é outro exemplo de hobby que costuma ser associado a homens. Mulheres que se envolvem com pescaria, no entanto, podem ser vistas como "diferentes" ou podem ter suas habilidades questionadas de forma desrespeitosa. A ideia de que a pesca é um passatempo masculino ainda predomina em muitos lugares.

7. Videogames

Mulheres gamers precisam lidar com comentários de que não são tão boas assim
Foto: Imagem de Freepik

Embora o mercado de videogames tenha crescido significativamente, homens ainda são frequentemente vistos como os principais "gamers". As mulheres que se dedicam a esse universo precisam lidar com comentários de que não são tão boas assim, além de serem consideradas "gamers casuais" ou "novatas".

8. Produção de cerveja artesanal

Mulheres que produzem cerveja artesanal enfrentam a ideia de que “a cerveja não é algo para elas"
Foto: Imagem de Freepik

Na cervejaria artesanal, homens são elogiados por saberem os processos de fabricação e os diferentes tipos de cerveja. No entanto, mulheres que entram nesse campo enfrentam a ideia de que “a cerveja não é algo para elas". 

Publicidade

Porque ninguém deveria falar "brinquedo de menina" ou "de menino" Porque ninguém deveria falar "brinquedo de menina" ou "de menino"

Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se