A mulher com deficiência que sonha em ser mãe pode enfrentar desafios únicos durante a jornada até a maternidade, mas é possível apoiar essas mulheres através do fornecimento de informações, adaptando ambientes e tendo um atendimento inclusivo.
A jornada da maternidade é uma experiência singular, mas para aquelas com deficiência pode apresentar desafios ainda mais particulares que exigem suporte especializado. Desde acessibilidade no hospital até apoio emocional, existem diversas formas de apoiar essas mulheres que têm o sonho de ser mãe.
No Instagram, o perfil Janela da Patty, de Patrícia Lorete, citou algumas maneiras de prestar apoio às mulheres com deficiência que querem ser mães. O Terra NÓS também incluiu outras dicas.
Não julgue
Quando se trata de apoiar uma mulher com deficiência que quer ser mãe, a primeira coisa a se fazer é não julgar. Se a mulher está em condições de ser mãe, ela não deve ter a sua decisão invalidada. Questionar a capacidade dela de ser mãe apenas contribui para mais um estereótipo errôneo de mulheres com deficiência.
Escute
As mulheres precisam ser ouvidas e compreendidas. O apoio emocional funciona como um incentivo para que mulheres com deficiência compartilhem seus pensamentos, sentimentos e preocupações, e não desistam da maternidade se a desejarem.
Ajude com informações
Amigos e familiares podem ajudar a mulher a ter todas as informações que ela precisa para estar preparada para a maternidade, incluindo informações médicas e direitos legais.
Crie uma rede de apoio
Criar uma rede de apoio inclusiva é fundamental para proporcionar a essas mulheres o suporte necessário durante a maternidade. Essa rede pode incluir familiares, amigos, organizações sociais que trabalham com isso e profissionais de saúde.
Respeite
Um outro ponto importante é que elas devem ter as suas escolhas respeitadas durante toda a jornada até a maternidade, como o número de filhos que deseja e como irá engravidar. Todas as decisões tomadas pela mulher não devem ser tratadas de forma desrespeitosa, uma vez que elas têm autonomia para fazerem as suas próprias escolhas.
Atendimento inclusivo
Mulheres com deficiência que querem ser mães precisam receber o suporte necessário de forma digna e respeitosa. Para isso, tanto os serviços de saúde quanto os profissionais devem ser capacitados para conseguir atender às necessidades específicas dessas situações.
Acessibilidade
Além disso, uma outra maneira de ajudar essas mulheres é promovendo a acessibilidade. Através de uma infraestrutura acessível e recursos adaptados em hospitas e clínicas de saúde, elas poderão realizar as suas atividades e cumprir com os seus compromissos durante a jornada da maternidade.Observe bem esses pontos ao escolher um local de nascimento, se possível.
Adapte o ambiente
Já em casa, os familiares podem apoiar se certificando que o ambiente ao redor dela seja acessível, fazendo algumas modificações na casa para que a mulher consiga exercer a maternidade de forma segura em sua própria residência.