A polêmica propaganda da Adidas banida por mostrar seios nus com 'diversidade'

A agência que regula a publicidade no Reino Unido recebeu reclamações de que as imagens dos anúncios 'reduziram as mulheres a apenas partes do seu corpo'.

12 mai 2022 - 16h46
(atualizado às 17h30)
Uma das imagens da campanha da Adidas
Uma das imagens da campanha da Adidas
Foto: Adidas / BBC News Brasil

A Adidas foi proibida de veicular propagandas de seus sutiãs esportivos que apresentavam fotos de seios nus no Reino Unido. A agência que regula a publicidade disse que as imagens mostravam nudez explícita.

Imagens dos seios de dezenas de mulheres de várias cores de pele, formas e tamanhos em formato de grade apareceram em um tuíte e em dois outdoors.

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A Advertising Standards Agency descobriu que todas essas versões podem causar ofensa ao público. A Adidas disse que as propagandas "mostram o quão diversos são os seios" e, portanto, quão importante é o sutiã esportivo correto.

Imagem borrada de tuíte da Adidas
Foto: PA Media / BBC News Brasil

Um porta-voz da Adidas UK disse que empresa está orgulhosa da campanha e continuou a exibir as imagens em seu site.

'Tamanho certo'

O tuíte foi postado em fevereiro com as palavras: "Acreditamos que os seios das mulheres em todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto. É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todos possam encontrar o tamanho certo para eles".

Os dois outdoors mostravam imagens semelhantes de mais de 60 mulheres com os dizeres: "As razões pelas quais não fizemos apenas um novo sutiã esportivo".

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A agência reguladora de publicidade no Reino Unido recebeu 24 reclamações de que o uso de nudez no anúncio era gratuito e objetificava as mulheres ao sexualizá-las e "reduzi-las a partes do corpo".

Algumas pessoas questionaram se os cartazes são apropriados para serem exibidos onde pode haver crianças.

O Twitter também disse que o post foi denunciado por alguns usuários, mas que ele não violava seus termos de uso.

A agência reguladora disse que não considerou que as mulheres foram retratadas no tuíte de forma sexualmente explícita ou as tratando como objetos. Mas avaliou que o tuíte provavelmente seria encarado por usuários como nudez explícita e exigiu cuidados especiais na seleção do público que pode ver o tuíte.

A agência decidiu que os outdoors não eram adequados para uso em mídia não direcionada, onde pudessem ser vistos por crianças.A Adidas UK disse que as imagens têm como intenção "refletir e celebrar diferentes formas e tamanhos, ilustrar a diversidade e demonstrar por que os sutiãs esportivos sob medida são importantes".

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Eles disseram que as imagens foram cortadas para proteger a identidade dos modelos e garantir sua segurança, acrescentando que todas as modelos mostradas se ofereceram para estar no anúncio e apoiaram seus objetivos.

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