Weibe Tapeba, foi nomeado Secretário Especial da Saúde Indígena (Sesai), ele é o primeiro indígena a assumir a pasta, órgão importante para a vida dos povos indígenas. Weibe é uma liderança do estado do Ceará. Ele é advogado, ativista indígena, vereador de segundo mandato pelo município de Caucaia e atuante nas políticas da saúde indígena há anos.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) avalia a nomeação de Weibe como estratégica. "Na atual conjuntura, de recontrução das políticas públicas do Brasil, é necessário garantir que as demandas dos povos indígenas na área da saúde sejam atendidas e que esse processo de construção seja pautado pelo diálogo e participação social", escreveu em nota.
A Apib também afirmou que "ele será capaz de reconduzir a saúde indígena para o seu papel de proteção da vida". A articulação participou do Grupo de Trabalho sobre povos indígenas no Governo de Transição de Lula e colaborou com debates sobre a refundação da Sesai.
"O envolvimento do movimento indígena em espaços de tomada de decisão é fundamental para que o nosso futuro seja construído com a nossa participação", finalizou.