A atriz Aline Campos revelou, em post no Instagram, no último mês, que sofreu violência sexual na adolescência. Em entrevista à Folha de S.Paulo, a atriz contou mais sobre os seus traumas e incentivou mulheres que passam por esse tipo de violência a denunciarem os abusos cometidos.
"Acontece com pessoas que você conhece. Eu sofri, minha mãe também sofreu violência sexual. Dentro do nosso meio acontece com muita gente. Precisamos falar sobre isso para que quem for vítima não se esconda, pois precisamos denunciar. Só assim terá punição dos estupradores para que não façam isso com outras pessoas", iniciou a atriz.
Aline Campos contracenará com a atriz Klara Castanho no filme "Férias Trocadas", dirigido por Bruno Barreto, e que chegará aos cinemas no fim do ano. A atriz revelou a violência sofrida após a revelação de Klara em junho, ela, na ocasião, contou que foi estuprada, engravidou e fez a entrega voluntária do bebê gerado após a violência sexual sofrida.
"Eu e a Klara (Castanho) criamos uma relação grande de amizade por conta do filme. Ficamos um mês juntas na Colômbia, convivendo e gravando. Ao ver a coragem que ela teve de relatar tudo o que passou me senti motivada e inspirada a mostrar que essa violência é mais comum do que a gente imagina e que acontece com muitas mulheres", contou à Folha.
Aline também contou, em ato corajoso, detalhes da violência que sofreu quando tinha apenas 17 anos. A atriz disse que foi drogada em uma festa. "A primeira vez, eu tinha apenas 17 anos. Estava em uma festa e acho que colocaram alguma droga na minha bebida, acredito que foi o famoso ‘boa noite, Cinderela’. Tenho apenas alguns flashes de eu num quarto em uma cama e duas pessoas no quarto, dois homens".
"Tenho flashes de acordar e não sei se o outro participou também. Lembro de tentar reagir e apagar. Fui vencida pelo sono", lamentou Aline.
Aline revelou casos de violência sexual em Junho
Após o relato de Klara Castanho afirmando que sofreu estupro, engravidou e concedeu o bebê à adoção, outras artistas decidiram abordar o assunto e contar sobre situações de abuso que já passaram. Uma delas foi Aline Campos, que usou seu Instagram para contar que também passou por uma situação parecida.
"Pensem em uma mulher especial… Klara Castanho é luz e foi vítima de algo, infelizmente, ainda muito comum em nossa sociedade! Eu já fui estuprada também… Sim! Mas não com as mesmas consequências que ela! Mas e se tivessem tido as mesmas? Pode ser sim, que eu fizesse a mesma coisa ou que tivesse abortado de forma clandestina, cheia de riscos. Klara foi muito forte e corajosa por ter trazido esse assunto à nossa reflexão", começou Aline.
A atriz fez um apelo para que todos tenham compaixão por mulheres que passam por essa situação: "Assim como ela, milhares são vítimas de estupro e abusos sexuais, e ainda são vistas como culpadas pela massa da sociedade. Isso é muito sério! O que Klara e todas as mulheres precisam é de um olhar amoroso, de compaixão, apoio e justiça".
Aline tranquilizou seus fãs sobre seu caso e afirmou que trabalhou esse assunto na terapia. "Não se preocupem, faz muito tempo e já trabalhei muito isso na terapia... Hoje sou mais forte por ter superado. Muitas que, por exemplo, não têm o apoio em casa ou não têm condições de fazer também terapia, acabam tirando a própria vida, seja literalmente ou vivendo para sempre atrás de um trauma que bloqueia a vida em todos os aspectos", continuou.
A atriz concluiu o longo texto de desabafo e apoio à Klara Castanho elogiando a jovem: "Minha princesa de luz, gratidão por sua força e coragem! Você é e sempre foi uma mulher inspiradora… Tenho certeza que vai superar e se tornar ainda mais potente! Estamos com você e com todas essas vítimas".