Mulheres ainda são minoria em cargos de liderança nas maiores empresas do Brasil. Estudo da unidade de recrutamento Page Executive em parceria com a Fundação Dom Cabral revelou que 90% dos CEOs são homens e brancos. Mulher ou negro ocupa apenas 1 em cada 10 postos de destaque em grandes companhias.
Essa realidade está refletida na cúpula do Grupo Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação do País. Há somente duas mulheres entre as 13 posições de comando executivo.
Manzar Feres é a diretora geral de Negócios Integrados em Publicidade. Possui graduação em Engenharia Elétrica com pós em Sistemas e Computação. Está no canal desde março de 2019. Antes, foi executiva na Serasa Experian, IBM e PwC.
A direção corporativa de RH está com Claudia Falcão, psicóloga com mestrado em Administração. Trabalha na emissora desde outubro de 2014. Anteriormente, se destacou na Natura, Cielo e Roche Pharmaceuticals.
Entre as principais redes de TV brasileiras, o poder está predominantemente nas mãos de homens. No Grupo Globo, eles estão na presidência da holding e do Conselho Administrativo (João Roberto Marinho) e na presidência da TV Globo (Paulo Marinho). Com 7 membros, o Conselho, onde se decide os rumos da companhia, é totalmente masculino.
Record TV, Grupo Silvio Santos (SBT), Band e RedeTV! também têm homens no posto de principal executivo. O destaque feminino fica com Renata Abravanel, filha de Silvio Santos, que preside o Conselho de Administração da empresa da família.