Após mensagem da filha, Samara Felippo reflete sobre autoestima de crianças negras

"Quando recebi esse whatsapp da minha filha, me encheu de tanta alegria e tanto amor. Eu pensei: 'eu estou no caminho certo'", disse a atriz

6 nov 2024 - 16h40
Resumo
A atriz Samara Felippo fala sobre a importância da autoestima de crianças negras e compartilha exemplos de como trabalha isso com suas filhas.
Samara Felippo é mãe de duas crianças pretas, Alícia, de 15 anos, e Lara, 11
Samara Felippo é mãe de duas crianças pretas, Alícia, de 15 anos, e Lara, 11
Foto: Reprodução: Instagram/sfelippo

A atriz Samara Felippo, 46 anos, usou as redes sociais para falar sobre autoestima de crianças negras. Ela é mãe de duas crianças pretas, Alícia, de 15 anos, e de Lara, 11, e disse em vídeo que é importante trabalhar a autoestima delas desde a infância. 

"Num cenário ainda longe de ser acolhedor, amoroso e inclusivo para elas, é imprescindível que essa autoestima seja construída na primeira infância", escreveu na legenda.

Publicidade

Em vídeo, Samara contou alguns exemplos do que faz para melhorar a autoestima das meninas, citando seu antigo canal do YouTube, o "Muito Além de Cachos". "Foi uma forma que eu achei de saber cuidar com carinho, com amor. Eu sei que esse tipo de abordagem com crianças pretas faz uma diferença, trabalha a autoestima delas", disse.

Ela ainda mostrou algumas bonecas pretas e livros que falam sobre antirracismo e representatividade negra, que sempre estiveram presentes em sua casa. A atriz presenteia amigos brancos e seus filhos com livros que abordam racismo e representatividade.

 Cinco livros essenciais para um antirracista Cinco livros essenciais para um antirracista

"A gente cresce, eu como mulher branca, nos vendo em todos os lugares. Desde pequena, eu me vejo nos desenhos, nas séries, nos filmes, nas revistas e até nos livros didáticos. Família representada no livro de biologia, de matemática, ela é branca. Hoje em dia mudou um pouquinho, mas muito pouquinho."

Publicidade

De acordo com Samara, ela fez o vídeo por causa de uma de suas filhas, Alícia, que mandou uma mensagem para ela após fazer um corte de cabelo. No print da conversa, a menina mostra a sua felicidade e diz: "tem muito tempo que alguém não deixa meu cabelo assim".

"Quando eu recebi esse whatsapp da minha filha, me encheu de tanta alegria e tanto amor. Eu pensei: 'eu fiz tudo certo', 'eu estou no caminho certo'. Eu sei que elas vão enfrentar muita coisa pela frente ainda, principalmente na escola, que deveria ser um ambiente acolhedor, porque cria crianças para o mundo, e se torna um ambiente completamente nocivo e muito violento, principalmente para crianças atípicas, negras e adolescentes", afirmou.

Em abril deste ano, Alícia foi vítima de racismo em uma escola de São Paulo. A atriz denunciou o caso à polícia e também abordou o ocorrido nas redes sociais

Por fim, ela agradeceu as pessoas que estão na luta contra o racismo. "O racismo é um problema nosso, já falei isso aqui mil vezes."

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações