Uma empresa de transporte por aplicativo foi condenada a pagar R$ 15 mil em indenização a Tel Guajajara, 24 anos, em virtude de um episódio de racismo ocorrido em Belém, no Pará. Em 2021, quando Tel solicitou um carro pela plataforma, o motorista, ao notar os grafismos étnicos do passageiro, se recusou a levá-lo, alegando que ele poderia sujar o veículo e afirmando que não transportaria “índio”, segundo o jornal O Liberal.
Na época, Tel entrou com uma ação contra a empresa, reivindicando R$ 30 mil em compensação pelo ocorrido. No ano seguinte, o processo foi iniciado e a empresa foi condenada a pagar R$ 15 mil por danos morais.
Segundo o jornal O Liberal, o advogado de Tel informou que a empresa recorreu da decisão inicial, argumentando que não era responsável pelas ações do motorista. Além disso, a empresa disse ter bloqueado o motorista na plataforma e fornecido apoio a Tel para resolver a situação.
No entanto, no dia 7 de agosto, foi realizado o julgamento do recurso, que foi rejeitado, mantendo a sentença original.
O advogado de Tel também revelou que a empresa apresentou um recurso para esclarecer dúvidas sobre a decisão, mas é provável que a sentença original seja mantida.
Apoio nas redes sociais
Após compartilhar a notícia em seu perfil do Instagram, Tel repostou as mensagens de apoio que tem recebido de amigos e seguidores. “A justiça será feita”, escreveu ele. “Para que nunca mais se repita”, disse um seguidor.
Tel ainda compartilhou prints de comentários contra a condenação. Um internauta comentou que a decisão se tratava de “vitimismo e lacração”, comentário que foi refutado por ele. “Silêncio, tem gente se doendo”, escreveu o jovem.
“Prefiro não olhar os comentários fúteis e patéticos. Aos que estão se doendo, triste dia, racistas!”, acrescentou, agradecendo pela solidariedade.