A cantora gospel Bruna Karla foi alvo de críticas na web na última quinta-feira (16) por conta de comentários homofóbicos feitos por ela em uma entrevista para Karina Bacchi em dezembro de 2021. Apesar de antigos, os trechos viralizaram e renderam debate entre os internautas.
Bruna contou que se recusou a cantar no casamento de um amigo por conta da orientação sexual dele. A cantora ainda aconselhou o rapaz a se relacionar com "uma mulher cheia do poder de Deus", justificando que ao se casar com outro homem o rapaz estaria "escolhendo o caminho da morte eterna".
Depois da repercussão da fala da cantora gospel, diversos famosos começaram a se pronunciar. Ludmilla fez questão de demonstrar sua insatisfação no Twitter.
Esse é o tipo de discurso que me embrulha o estômago e me deixa revoltada. Pessoas como ela, que se dizem “porta-vozes” de Deus, descartam e fazem mal à pessoas o tempo inteiro pelo simples fato de elas serem quem elas são! pic.twitter.com/6a761Mkk3J
— LUDMILLA (@Ludmilla) June 16, 2022
Gil do Vigor também usou suas redes sociais para se manifestar contra a declaração de Bruna Karla. Em seu Twitter, o ex-BBB falou: "De fato, quando Jesus aparecer alguém irá se envergonhar e não é seu amigo gay mas sim você por sua atitude preconceituosa! João 14 fala que Deus nos chama de amigos e a palavra amigo é forte demais para ser sustentada com base no preconceito e falta de amor ao próximo", postou.
O cantor Jão lembrou que o discurso homofóbico da cantora gospel é criminoso.
o discurso dessa cantora gospel em um podcast é muito criminoso. não dá pra ficar no “ah, é só ignorar, é a religião dela…”, porque essa fala enlouquece e mata muita gente que começa a se odiar. é uma homofobia escancarada e deveria ser passível de processo.
— Jão (@jaoromania) June 16, 2022
Bruna Karla o que eu desejo pra você é libertação, o que Deus tem pra sua vida é algo que ele sonhou pra você. Jesus não sonhou isso pra você. Só não receba meu amor e nem meu respeito porque de amor você NÃO ENTENDE e RESPEITO VOCÊ NÃO TEM! + https://t.co/8O1kXYphOY
— STÉFANI (@stefanibays) June 16, 2022
O mais repugnante: esse tipo de discurso é o que dá embasamento pros conservadores continuarem produzindo as mais diversas violências contra pessoas LGBT’s.
Bruna Karla em pleno mês do orgulho LGBTQIA+ expõe suas visões e crenças extremamente preconceituosas num podcast. https://t.co/zoD9nlQTtG
— joão pedro oliveira (@ojoaoliveiira) June 15, 2022
É válido lembrar que em 2019 o Supremo Tribunal Federal decidiu que declarações homofóbicas podem ser enquadradas no crime de racismo, com pena de 1 a 3 anos, podendo chegar a 5 em casos mais graves.