Gaslighting é uma forma de manipulação psicológica em que uma pessoa tenta fazer a outra duvidar de sua própria percepção da realidade, memória ou sanidade. Nestes casos, geralmente o abusador usa de frases padrões que distorcem acontecimentos e fazem a vítima desacreditar de si mesma.
Na prática do gaslighting, o manipulador busca estabelecer um domínio sobre a vítima, gerando uma situação de dependência dele em todas as áreas da vida. Isso é alcançado ao minar a confiança e autonomia do outro indíviduo.
Em uma coluna de opinião para o canal de televisão norte-americano CNBC, a psicóloga Courtney S. Warren, que recebeu seu treinamento clínico na Escola de Medicina de Harvard, listou quais são as frases mais usadas por manipuladores. A profissional, especialista em separações e relações abusivas, também sugere maneiras de responder a cada uma das frases.
Saiba quais são as frases mais comuns de gaslighting
1. “Você está louca ou louco”
Os abusadores tentarão manipular a vítima para questionar sua sanidade. Fazer comentários diretos que prejudicam sua perspectiva ou racionalidade é uma tática comum.
- Como responder:
“Por favor, não questione minha capacidade de pensar com clareza”.
“Mesmo que não concordemos, é assim que a realidade parece para mim”.
2. “Você está exagerando”
Ao acusar a vítima de ser dramática, o manipulador está tentando descartar suas preocupações, apontadas como irracionais e infundadas.
- Como responder:
“Quer você concorde comigo ou não, é assim que me sinto agora”.
“Eu agradeceria se você não julgasse meus sentimentos. Eles são meus e não estão em debate”.
3. “Eu só estava brincando!”
Abusadores muitas vezes minimizam seus comentários ou críticas maldosos. Isso pode fazer com que a vítima se pergunte se está sendo excessivamente sensível, mesmo quando não está.
- Como responder:
“Esse comentário pode ter sido engraçado para você, mas feriu meus sentimentos”.
“Não me pareceu que você estava brincando, e peço que não fale comigo desse jeito”.
4. “Você me fez fazer isso”
Quando algo não sai como planejado, manipuladores muitas vezes tentam evitar assumir a responsabilidade, transferindo qualquer crítica e culpando a vítima.
- Como responder:
“Na verdade, não posso obrigar você a fazer nada”.
“Seu comportamento é um reflexo de suas escolhas, não das minhas”.
5. “Se você me amasse, me deixaria fazer o que eu quiser”
Quando você tenta estabelecer limites com que pratica o gaslighting, ele pode se sentir errado e tentar fazer com que a vítima se sinta culpada, dizendo que não se importa com ele.
- Como responder:
“Meus limites são um reflexo dos meus valores e de como escolho viver minha vida”.
“Não me sinto confortável fazendo isso. Estou dizendo, não pedindo, para você respeitar meus limites”.
6. “Só estou te contando isso porque te amo”
Pessoas que praticam gaslighting fazem comentários rudes – às vezes abusivos – dizendo que eles vêm de um lugar de amor.
- Como responder:
“Agradeço que você me ame, mas não estou bem com a maneira como você fala comigo”.
“Não é assim que quero que demonstrem amor”.
7. “É culpa sua”
A ideia é tentar acusar a vítima de ações prejudiciais, mesmo que haja evidências claras de que o manipulador está envolvido em comportamentos semelhantes.
- Como responder:
“Tenho certeza de que contribuo para nossas dificuldades de relacionamento de algumas maneiras, mas você também. Nós dois temos que estar dispostos a mudar se quisermos melhorar isso”.
“Estou disposto a assumir a responsabilidade pelo meu papel nisso, mas não estou assumindo a responsabilidade pelo seu”.
8. “Todos concordam comigo, você é difícil”
Pessoas manipuladoras fazem você acreditar que precisa delas. O objetivo é fazer você pensar que está sozinho e que ninguém mais irá aturar você.
- Como responder:
“Eu apreciaria se você falasse por si mesmo e não por outras pessoas”.
“Ouvi dizer que você me acha difícil. Vamos manter o foco nisso”.
9. “O verdadeiro problema é…”
Quando são chamados, abusadores podem tentar desviar a atenção de si mesmos. Isso torna mais fácil manter o foco no que há de errado com alguém ou alguma outra coisa.
- Como responder:
“Por favor, não mude de assunto”.
“Parece que você não quer reconhecer como está contribuindo para o problema”.
Como surgiu o conceito de gaslighting?
O conceito de gaslighting surgiu a partir do filme norte-americano “Gaslight”, lançado em 1944. O longa retrata a manipulação psicológica que um homem faz com sua esposa, induzindo-a a acreditar que estava perdendo a sanidade ao "alucinar".
Na obra, a luz da casa, que é à gás, pisca de tempos em tempos e o marido faz a mulher acreditar que isso não está acontecendo na realidade.