Na última terça-feira (8), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha ao cantor Seu Jorge. A medalha é a mais alta honraria do parlamento gaúcho.
A iniciativa vem após o músico ter sido vítima de ataques racistas durante um show no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, em outubro.
"Conceder a Medalha do Mérito Farroupilha a um artista de renome nacional como o Seu Jorge é uma forma de também resgatar nossa história do ponto de vista dos oprimidos, e não dos opressores. É olhar para o passado com esse viés crítico para jogar luz sobre os problemas do presente e trabalhar por um futuro cada vez mais antirracista”, considerou a parlamentar", disse a deputada responsável pela iniciativa Luciana Genro (PSOL).
Ainda não há uma data para cerimônia de entrega da medalha. Ela ainda deve ser acertada de acordo com a disponibilidade do cantor.
No mesmo dia, foi aprovada também pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre uma moção de solidariedade ao cantor por conta dos ataques racistas recebidos durante o show.