Na última sexta-feira (11), indígenas ianomamis que acampavam na Feira do Produtor, em Boa Vista, capital de Roraima, foram atacados com tiros. Uma mãe indígena foi atingida com dois disparos na cabeça e morreu. Outro indígena ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral de Roraima.
Segundo testemunhas, os disparos foram feitos por dois homens que passaram pelo local de bicicleta. Segundo o jornal Folha de Boa Vista, foram encontradas cápsulas de pistola calibre 9 milímetros. A Hutukara Associação Yanomami (HAY) disse em nota que se trata de "mais um crime de ódio" contra a população indígena e deve ser investigado como tal.
Nós povo Yanomami queremos cumpram justiça!! pic.twitter.com/BM9i5rpezy
— Dário Kopenawa Yanomami (@Dario_Kopenawa) November 13, 2022
O Conselho Indígena de Roraima manifestou o seu apoio às lideranças Yanomami. "Manifestamos também nosso repúdio a mais esta violência contra a população indígena que sofre e vem sofrendo com inúmeras perdas, desde crianças a mulheres e homens", escreveram.
O caso foi registrado como homicídio pela Polícia Militar e até o momento não há nenhuma informação sobre os criminosos.