Ator denuncia racismo após ser acusado de roubo e revistado no palco durante entrega de prêmio

Giu Alles afirmou que acusação veio de um dos organizadores do evento e que foi abordado por segurança e obrigado a abrir sua bolsa

4 jul 2024 - 11h35
(atualizado em 5/7/2024 às 11h57)
"Nossa relação com os racistas não tem que ser de vítima, tem que ser de algoz", comentou artista
"Nossa relação com os racistas não tem que ser de vítima, tem que ser de algoz", comentou artista
Foto: Reprodução Instagram/@giualles

Durante um dos eventos artísticos mais prestigiados do país, o Prêmio APCA, que aconteceu em São Paulo na última terça-feira (2), o ator Giu Alles afirmou que foi acusado de roubo por um dos organizadores e abordado por um segurança. Ele foi revistado em cima do palco, enquanto aguardava para discursar sobre a premiação da Companhia Antropofágica, um dos grupos homenageados pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 2024, da qual faz parte.

"O que aconteceu foi que me chamaram pra pedir pra eu tirar o prêmio da bolsa. Eu tive que abrir minha bolsa e mostrar que eu estava guardando meu celular e não o prêmio", explicou o artista, no palco, depois do ocorrido. 

Publicidade

Giu afirmou que não vai assumir a posição de vítima em situações como essa. "Nossa relação com os racistas não tem que ser de vítima, tem que ser de algoz", afirmou.

A organização procurou os atores da Companhia Antropofágica no final da premiação para se desculpar pelo constrangimento.

"No final do prêmio o cara veio pedir desculpas e disse que achou que o Giu poderia ter colocado o prêmio na bolsa por engano, já que outras pessoas também estavam levando o troféu embora, pois achavam que aquele era o de levar pra casa", disse uma testemunha ao portal da Band.

Na conversa, foi dito que o prêmio usado no palco era fictício e as estatuetas oficiais seriam entregues depois do evento. Até o momento, a Associação Paulista de Críticos de Arte não se pronunciou nos canais oficiais sobre a situação.

Publicidade

Em comunicado oficial no Instagram nesta sexta (5), a APCA afirmou que "sempre esteve na linha de frente da luta contra todos os tipos de preconceito e racismo" e que "em momento algum aconteceu tentativa de constrangimento por parte da equipe".

Confira a postagem da APCA:

O que é ser antirracista? O que é ser antirracista?

Racismo é crime. Saiba como denunciar 👇

Racismo é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas.

Saiba mais sobre como denunciar aqui.

Publicidade
Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se