Os símbolos desempenham um papel importante na comunicação e conscientização de questões importantes na sociedade. No contexto do autismo, dois símbolos se destacam: o quebra-cabeça e a fita azul. Eles foram adotados por diferentes organizações e indivíduos como formas de representar e promover a compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além deles, existem outros. Confira alguns símbolos e seus significados:
Quebra-cabeça
O quebra-cabeça é o símbolo mais conhecido do autismo. Ele representa a complexidade e a diversidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Suas peças de diferentes formas e cores simbolizam as características e habilidades das pessoas com autismo.
Azul
O uso da cor azul é, de fato, um símbolo amplamente reconhecido do autismo. O azul representa a conscientização do autismo e é utilizado em diversas campanhas e iniciativas, principalmente em abril, que é conhecido como o mês de conscientização do autismo.
Fita de conscientização
Assim como outras causas, o autismo também tem uma fita específica para representá-lo. A fita é composta por peças de quebra-cabeça coloridas e representa a conscientização, o mistério e a complexidade do transtorno.
Logotipo da neurodiversidade
Criado por autistas, o símbolo do infinito nas cores do arco-íris, conhecido como logotipo da neurodiversidade, representa a esperança e a diversidade de expressão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Coração
O símbolo do coração com um quebra-cabeça dentro também é um dos mais conhecidos. Ele representa a aceitação e o respeito, muito usado em campanhas de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Girassol
A flor é muito usada em cordões que servem para identificar pessoas com deficiências invisíveis, como o autismo. O uso do girassol como símbolo do autismo surgiu a partir de uma metáfora, que diz que os girassóis seguem a luz do sol. Este símbolo representa a luz e o crescimento de uma pessoa autista.