Nesta segunda-feira, 8, os participantes do BBB24, da Globo, participaram da primeira Prova do Líder da temporada, que também é uma prova de resistência. A participação do atleta paralímpico Vinícius Rodrigues na prova, contudo, está sendo muito repercutida nas redes sociais.
Após o participante Maycon, conhecido como "tia da merenda", escolher Vinícius para o percurso da prova, no qual o atleta precisou mergulhar na piscina de gosma e tirar a prótese da perna para continuar o trajeto, internautas começaram a debater sobre o ocorrido.
A atleta paralímpica Verônica Hipólito, no entanto, pediu que os internautas parassem de sentir "pena e dó" de Vinícius. "Pessoal, espera, vamos ser sinceros? Se vocês estão sentindo dó/pena do Vini por ele ter entrado na prova, está errado. Isso é capacitismo. O Vini odeia isso. Se o Merenda [Maycon] tivesse chamado qualquer outro, vocês estariam com raiva assim? O Vini fez o que todos fizeram: se jogou na prova", comentou ela no X, antigo Twitter.
A amiga de Vinícius ainda ressaltou que a prova não foi igual para todos os participantes, mas nem ela ou Vinícius esperavam que fosse. "Isso é na nossa vida, mas o Vini tem capacidade para fazer o que quiser. Ele é recordista mundial, acham mesmo que iria abaixar a cabeça para isso?", afirmou.
Pessoal, pera, vamos ser sinceros ? Se vcs estão sentindo DÓ /PENA do Vini por ele ter entrado na prova, tá errado, isso é capacitismo. O Vini ODEIA isso. Se o Merenda tivesse chamado qualquer outro, vcs estariam com raiva assim? O Vini fez o que todos fizeram: se jogou na prova. pic.twitter.com/r86LVDl7MT
— Verônica Hipólito (@vehipolito) January 9, 2024
Verônica também falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. "E vocês ficam falando sobre a prova ser ou não inclusiva. Acho bacana já começarem a pensar que não tem quase nada acessível e inclusivo para pessoas com deficiência. Vini não tem medo, vai pra cima, o verdadeiro campeão do BBB24 chegou", disse em outra postagem.
Antes, a atleta também explicou o motivo de Vinícius ter retirado a prótese para mergulhar na gosma e ainda disse que o amigo estava nervoso na hora de cair na piscina de bolinhas, pois tinha medo de altura. "Vini tem medo de altura e ele parece estar nervoso. O Vini é divertido e não abaixa a cabeça para desafio. E a prótese dele não soltou, ele a tirou mesmo para não pegar a gosma. Ele poderia perder o joelho e a perna (as 2 próteses) por conta disso. Continue firme, Vini", escreveu.
Vini tem medo de altura, e ele parece estar nervoso. O Vini é divertido e não abaixa a cabeça para desafio. E a prótese dele não soltou, ele a tirou mesmo, para não pegar a gosma. Ele poderia perder o joelho e a perna ( as 2 próteses) por conta disso. CONTINUA FIRME, VINI! #bbb24 pic.twitter.com/06eJgzLxDC
— Verônica Hipólito (@vehipolito) January 9, 2024
Crime
No Brasil, o capacitismo é crime, previsto no artigo 88 da Lei nº 13.146/2015, ou Lei Brasileira de Inclusão, que define o crime como "praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência". A pena é de um a três anos de prisão e multa.