Meses após ter sido demitido de "X-Men 97" às vésperas da estreia da série, o produtor e criador Beau DeMayo rompeu o silêncio nesta quinta-feira (15) e deu as primeiras declarações sobre o caso, afirmando também ter perdido os créditos da 2ª temporada, mesmo tendo supervisionado todo processo criativo e de roteiro. Segundo ele, o desligamento ocorreu por conta de uma homenagem ao Mês do Orgulho LGBT+.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
No X (antigo Twitter), o produtor comentou os bastidores da nova temporada da série animada do Universo Cinematográfico Marvel, explicando que colaborou com artistas que deram continuidade ao seu trabalho no estúdio. No entanto, sua atuação nos bastidores não será creditada quando os novos episódios forem ao ar.
"Primeiramente, sou muito grato por ter trabalhado em 'X-Men '97', colaborando com algumas pessoas incrivelmente talentosas. Criar esse revival foi um sonho que se tornou realidade e o apoio que os fãs demonstraram é tão tocante. No entanto, senti que era urgente para mim falar sobre a saída do show…", escreveu DeMayo.
Em seguida, o produtor compartilhou uma arte criada por fã que teria sido determinante para sua demissão. No desenho, ele aparecia de sunga, vestindo as luvas amarelas, os óculos e o suspensório do personagem Ciclope.
"Essa foi a fan-art de 'X-Men' que postei no Instagram para o Mês do Orgulho em junho. Em 13 de junho, a Marvel me enviou uma carta notificando que eles haviam tirado meus créditos da 2ª temporada devido à postagem. Infelizmente, este foi o último de vários problemas preocupantes que enfrentei enquanto trabalhava em 'X-Men '97' e 'Blade'."
DeMayo afirmou que trará mais informações sobre sua demissão em breve, porém necessita recuar das mídias sociais para "encontrar um espaço mais seguro" para se "expor, ser orgulhoso e nerd".
Declaração da Marvel
A Marvel foi procurada tempos depois para comentar as alegações de Beau DeMayo, que também falou pela primeira vez sobre o desligamento e a remoção dos créditos. Em nota enviada ao Hollywood Reporter, o estúdio afirmou que o ex-showrunner foi retirado da série animada após "uma investigação interna".
"O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna. Dada a natureza flagrante das descobertas, cortamos os laços com ele imediatamente, e ele não tem mais afiliação com a Marvel", disse um porta-voz em comunicado.
Fontes indicam que DeMayo foi alvo de investigação por suposta má conduta sexual, além de ter assinado um termo para não comentar a série nas redes sociais após ser demitido. A desobediência da cláusula teria motivado a remoção de seu nome nos créditos da nova temporada. Ele desmente a versão.
"A verdade virá à tona. Após o desastre do Disney+, a Marvel quer enganar alegando violação de contrato devido a tweets. É trágico ter chegado a este ponto, mas não surpreendente. Fiquem atentos", afirmou DeMayo.
Até agora, os representantes do produtor não se manifestaram sobre o assunto.
Firstly, I'm so grateful to have worked on #XMen97 , collaborating with some amazingly talented folks. Creating this revival was a dream come true and the support fans have shown is so touching. However, I felt it pressing for me to speak up in the wake of leaving the show… pic.twitter.com/kbOTL3IQJj
— Beau DeMayo (@BeauDemayo) August 16, 2024
I'll have more to say soon but must take a step back from social media to find a safer space for me to be out, proud, and nerdy. Stay tuned.
— Beau DeMayo (@BeauDemayo) August 16, 2024
"The truth will be revealed. After their Disney Plus disaster, Marvel wants to mislead with alleged contract breaches over tweets. It's tragic it's come to this but unsurprising. Stay tuned." https://t.co/D4d5tXfPP0
— Beau DeMayo (@BeauDemayo) August 16, 2024
This is their Disney-Marvel's usual playbook. Legal letters as well as other items to prove their long-standing pattern to follow . It's about finding a safe outlet. Thanks for your faith and patience. https://t.co/LebsUprzwD
— Beau DeMayo (@BeauDemayo) August 16, 2024