Beyoncé e tradição negra são tema de novo curso de Yale

Aulas vão abordar os álbuns da cantora como formas de impactar cultura e política por meio da música

14 nov 2024 - 17h47
Beyoncé e tradição negra são tema de novo curso de Yale
Beyoncé e tradição negra são tema de novo curso de Yale
Foto: Reprodução/Getty Images

Beyoncé se tornou tema de um novo curso da Universidade de Yale, uma das mais requisitadas dos Estados Unidos. De acordo com a imprensa norte-americana, as aulas do “Beyoncé Makes History: Black Radical Tradition, Culture, Theory & Politics Through Music” (em português, “Beyoncé faz história: tradição radical negra, cultura, teoria e política por meio da música”) devem ficar oficialmente disponíveis para os alunos no ano que vem. 

Segundo informações do New York Post, a professora de Estudos Afro-Americanos de Yale, Daphne Brooks, pretende usar o repertório da cantora, incluindo imagens de shows ao vivo, como um meio para os alunos aprenderem mais sobre intelectuais negros, “de Frederick Douglass a Toni Morrison”. 

Publicidade

As aulas vão se concentrar no período entre os álbuns “Beyoncé” (2013) a “Cowboy Carter” (2024) e como a cantora gerou conscientização e engajamento em ideologias sociais e políticas, incluindo o movimento Black Lives Matter e comentários feministas negros. 

Brooks detalha que já havia dado uma aula focada em mulheres negras na cultura musical popular na Universidade de Princeton e descobriu que os alunos ficaram animados com uma parte dedicada a Beyoncé. Ela espera que o curso seja popular, mas que deseja mantê-lo pequeno. 

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se