O Brasil conquistou a primeira colocação na 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos, disputados entre 10 e 17 de novembro na cidade de Canoas (RS). O time brasileiro ganhou 45 medalhas, sendo 17 de ouro, 14 de prata e 14 de bronze. A competição reuniu mais de mil atletas de 18 países, com provas em 12 modalidades.
Destaque para a seleção feminina de futsal do Brasil, que ficou com a medalha de ouro e o bi-campeonato, o que garantiu vaga na Copa do Mundo de Surdos, na Itália, em 2025. No futsal masculino, a equipe brasileira ganhou o ouro, marcou seu tri-campeonato e conquistou vaga na Copa do Mundo de Surdos na Itália e na Deaflympics, ambas em 2025.
O quadro de medalhas completo está publicado na página oficial do evento: pan2024.cbds.org.br. A competição teve apoio da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a Pan American Organization of Sports of the Deaf (PANAMDES) tiveram suporte da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Canoas, da ULBRA, do ICOM-Libras, do Comando Militar do Sul, da Brigada Militar e da Hand Talk.
História - O Comitê Desportivo Pan-Americano para Surdos (COPANDIS) foi fundado em 8 de dezembro de 1971, em Buenos Aires (Argentina), organização que permaneceu sem atividades entre 1975 e 1994, quando representantes de quatro países se reuniram em Caracas (Venezuela) e criaram o PANAMDES.
As cinco edições anteriores dos Jogos Pan-Americanos de Surdos foram disputadas em 1975 (Caracas, Venezuela), 1999 (Havana, Cuba), 2003 (Buenos Aires, Argentina), 2007 (Valencia, Venezuela) e 2012 (Praia Grande-SP, Brasil).