Depois de anunciar um time de peso na campanha "The Icons", com o retorno de Gisele Bündchen, Naomi Campbell e Adriana Lima, entre as protagonistas, acaba de divulgar mais uma novidade. A top brasileira Valentina Sampaio será a primeira modelo trans a pisar a passarela da grife.
O aguardado 'Victoria's Secret World Tour', mistura de desfile com documentário que a gigante de lingeries lançará em parceria com a Amazon, no dia 26 de setembro, com exibição no Prime Video, contará com a presença da cearense de 26 anos, que foi contratada pela marca em 2019. As cenas da brasileira já foram filmadas, em Barcelona, na Espanha.
"Ser escolhida para fazer parte do "Victoria's Secret World Tour", como uma mulher trans, por quem eu sou como pessoa, é uma grande vitória, uma oportunidade e uma responsabilidade que abraço, de braços abertos. É um momento surreal para mim, foi muito especial, muito pessoal e, até mesmo, emocional", afirmou Valentina.
Após hiato de quatro anos, o fashion show criado em 1995 retornará reunindo apresentação da rapper Doja Cat, o 'VS 20' - grupo de criativos globais composto por mulheres do Laos, Londres, Bogotá e Tóquio, responsáveis pela criação da coleção, além de nomes do 'VS Collective' - time de modelos e personalidades oficiais da marca, criado em 2021, onde Valentina Sampaio despontou como única brasileira ao lado de nomes como Adut Akech, Bella Hadid, Hailey Bieber, a atriz Priyanka Chopra e a jogadora de futebol Megan Rapinoe.
Outras supermodelos irão compor a apresentação "Victoria's Secret World Tour" e os nomes devem ser revelados pela grife nos próximos dias. Entre as tops que devem marcar presença no espetáculo, estão Naomi Campebell, Gigi Hadid e Candice Swanepoel. As brasileiras Gisele Bündchen e Adriana Lima, angels por anos da marca, não estão confirmadas na passarela. Vamos esperar. Lembrando que Gisele fez sua despedida de desfiles em 2015, no SPFW, apresentando-se para a Colcci.
Valentina na VS
Em 2019, quando foi publicado seu primeiro ensaio para Victoria's Secret, Valentina Sampaio falou com exclusividade ao "Elas No Tapete Vermelho". "É um sonho realizado e que representa muito. Um trabalho que abraça as mudanças da sociedade e a diversidade. Estamos evoluindo. É um novo momento. Fico feliz por estas mudanças e espero que a gente caminhe cada vez mais rumo ao respeito à diversidade e ao empoderamento de todas as mulheres trans", afirmou na época.
A contratação de Valentina para a marca coincidiu com a saída de Ed Rezek, ex-diretor de marketing, que havia declarado em 2018 que modelos trans e plus size nunca fariam parte do casting da grife de lingerie. Criticada pela falta de diversidade em seus desfiles, incluindo modelos plus size, a Victoria's Secret suspendeu os desfiles em 2019 para voltar de outra forma no anos seguinte. Mas aí veio a pandemia e o retorno foi adiado para esse ano. Na campanha "The Icons", com Gisele e cia, está também a modelo plus size Paloma Elsesser.
Filha de uma professora e um pescador, Valentina Sampaio reúne no currículo feitos históricos. Em março de 2017, foi capa de uma das mais prestigiadas publicações do mundo - a "Vogue Paris". Intitulada "A Beleza Transgênera", a edição consagrou-a como primeira modelo trans a estrelar a capa da revista.
Valentina também desfilou na semana de moda francesa para a L'Oréal, ao lado de Jane Fonda e Helen Mirren, e repercutiu como destaque mundial consagrada como primeira modelo transgênero a trabalhar para a Victoria's Secret e a primeira a posar para a . Estampou ainda campanhas de grifes como Balmain, L'Oréal e Armani Beauty.
No Brasil, Valentina foi uma das recordistas de desfiles em sua temporada de estreia e estrelou capas de prestigiadas revistas como Vogue, Elle e L'Officiel, além de ter sido protagonista do longa-metragem "Berenice Procura", ao lado de nomes como Vera Holtz.
Recentemente, Valentina assinou com a agência WAY Model no Brasil, de Anderson Baumgartner, responsável pela carreira de supermodelos como Alessandra Ambrósio e Carol Trentini.