Jojo Todynho enfrenta críticas sobre seu posicionamento político e é acusada de tentar se beneficiar da comunidade LGBTQIA+. Ela enfrenta processos judiciais, brigas com Xuxa e teve contratos interrompidos com marcas após sua declaração como 'mulher preta de direita'.
A cantora Jojo Todynho, 27 anos, posou com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, em setembro nas redes sociais. Desde então, Jojo passou a enfrentar críticas sobre seu posicionamento político e foi acusada de tentar se beneficiar da comunidade LGBTQIA+.
Na época, Jojo respondeu às críticas no Instagram, anunciando que retiraria a música "Arrasou Viado", um de seus sucessos que celebra a comunidade LGBTQIA+, das plataformas digitais. "Lançamos Arrasou, Viado. E eu, com a bandeira na mão do movimento, pedi respeito, porque todos nós merecemos respeito, seja qual for a classe social, seja em qualquer escolha que a gente faz da nossa vida. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas respeitar é um dever de todos e é por isso que segunda-feira eu vou pedir suspensão", declarou em um vídeo.
"Em momento algum quis me aproveitar da comunidade, de bandeira, nunca me aproveitei de ninguém, porque se eu me aproveitasse das pessoas eu estava além do que eu estou hoje. Se alguém colocou expectativa em mim, isso é problema dela, não meu."
Após o pronunciamento da cantora, que afirmou depois ser uma "mulher preta de direita", confira o que aconteceu com ela desde então:
Processo judicial
Em setembro, o ativista Agripino Magalhães Júnior, deputado estadual suplente por São Paulo, afirmou que iria acionar Jojo Todynho na Justiça. "Eu, juntamente com a minha associação e meus advogados, vamos entrar com uma ação no Ministério Público de São Paulo, na próxima segunda-feira (16/9), para que ela nunca mais cante a música Arrasou Viado", informou em uma publicação do Instagram e ao site Metrópoles.
"Não é de hoje que Jojo destila ódio e preconceito contra a população LGBTQ+. Agora, ao retirar seu apoio à causa, fica claro o uso meramente comercial e oportunista da comunidade para se promover", afirmou ele.
Briga com Xuxa
Após o jornalista Marcio Rolim publicar um vídeo nas redes sociais expondo sua opinião sobre o rompimento da cantora Jojo Todynho com a comunidade LGBTQIA+, Xuxa Meneghel comentou na publicação do jornalista. "Nossa … decepção tem nome. Sinto muito, Marcio", escreveu.
Dias depois, Jojo se pronunciou sobre as falas da artista através dos stories do Instagram. "Eu não tinha tomado conhecimento sobre o que a senhora Xuxa andou por aí falando sobre a minha pessoa. Eu queria que ela me respondesse por que eu sou desnecessária, mas eu também já escrevi lá no WhatsApp dela, já que eu tenho o número dela, que se ela me acha desnecessária, eu acho ela... Vocês já entenderam! Eu acho que então necessário, foi quem cuspiu na cara dela."
"A Xuxa sempre foi um sonho de todos que viveram do outro lado da moeda, porque ela é privilegiada, sempre foi o sonho de todos conhecê-la, e eu, como uma fã, sempre ovacionei, mas que decepção", declarou.
Marca desiste de Jojo em SPFW
Jojo Todynho estava confirmada para desfilar para a marca Meninos Rei no São Paulo Fashion Week (SPFW). No entanto, segundo a coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, a marca teria mudado de ideia sobre a participação da cantora no evento.
Fontes indicaram que a decisão ocorreu por receio de que as posições políticas da artista, vistas como contrárias às da marca, pudessem gerar repercussões negativas.
Contrato interrompido
De acordo com o jornalista Gabriel Perline, da Contigo!, Jojo Todynho foi "descartada" pela Avon, que teria perdido o interesse em mantê-la como garota-propaganda de uma de suas linhas de batons. A cantora foi contratada pela marca no início do ano. A Avon mantém um compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) no combate à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ em âmbito global.
Para a imprensa, a marca afirmou que está avaliando a presença da cantora em novas divulgações. "O contrato de Jojo Todynho com a Avon se encerra em dezembro. Sua presença em novas divulgações dos produtos da marca está sob análise e em discussão pela diretoria."