A apresentadora Gabriela Prioli - amiga de longa data da cantora Anitta - e a atriz Bruna Lombardi - que recentemente teve mansão invadida - saíram em defesa do historiador Leandro Karnal, após uma manchete sobre sua vida pessoal causar incômodo. Karnal criticou, em seu Instagram, a abordagem de um jornal que destacou a diferença de idade entre ele e seu marido, Vitor Fadul, com o título: "Leandro Karnal faz rara aparição pública com marido 30 anos mais novo."
Karnal, conhecido por suas reflexões sobre ética e comportamento, rebateu a publicação:
"Eu e Vitor fizemos uma aparição 'rara'. Será? Vamos juntos à academia toda manhã. Nos últimos dias, fomos a dois restaurantes e a um concerto. Precisamos pensar no significado de 'raro'."
Além de questionar a definição de "rara aparição", o historiador criticou o tom etarista da manchete:
"A manchete chama atenção para a diferença de idade, puro etarismo... Recomendaria a leitura do meu livro: Preconceito, uma história."
Etarismo é o preconceito ou discriminação contra pessoas com base em sua idade, seja direcionado a indivíduos mais jovens ou mais velhos. No caso de Karnal, a manchete foca na diferença de idade como algo digno de nota, em vez de destacar a relação ou realizações dos dois.
Ele também apontou a superficialidade da abordagem:
"A manchete diz pouco sobre nós e muito sobre quem escreveu. Umberto Eco tinha razão. Vitor Fadul com uma carreira musical intensa, eu com mais de 30 livros publicados e o que resta? O ...
Matérias relacionadas