Buba não era mulher trans na versão original de 'Renascer'; entenda o que mudou

Na primeira versão de Renascer em 1993, Buda era uma pessoa intersexo, que na época era conhecido como hermafrodita

9 fev 2024 - 12h52
(atualizado às 17h17)
Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros
Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros
Foto: Reprodução/ TV Globo / Mais Novela

Nesta quarta-feira, 07, na novela Renascer, Buba (Gabriela Medeiros) revelou para José Venâncio (Rodrigo Simas) que é uma mulher trans. Contudo, na versão original do folhetim, esse fato era pouco diferente.

As mudanças de "Renascer" para ser uma novela mais diversa As mudanças de "Renascer" para ser uma novela mais diversa

Publicidade

Em 1993, Buba foi interpretada por Maria Luísa Mendonça e era uma pessoa intersexo, que na época era conhecido como hermafrodita, mas, esse termo não é mais usado atualmente.

Vale lembrar que intersexuais nascem com características sexuais que não se encaixam nas noções típicas de corpos masculinos ou femininos, podendo possuir testículos e orvalhos ao mesmo tempo. Enquanto que transexuais não se identificam com o sexo biológico que lhes foi atribuído ao nascer.

Autor falou tudo

Em entrevista ao Gshow, Bruno Luperi, autor do remake, falou sobre o assunto: "A Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi um assunto muito bem estabelecido, muito bem colocado e que trouxe muitos avanços. A necessidade de uma nova leitura sobre aquilo, diante do cenário de hoje, na minha concepção, se mostrou importante. A ideia não é tirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o assunto da diversidade, o assunto de gênero sob uma nova perspectiva que permita que mais discussões sejam feitas".

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações