Após a derrota de Vini Jr. na corrida do Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, que aconteceu na última segunda-feira, 28, o jogador creditou a perda do prêmio à luta contra o racismo que trava na Europa, onde joga pelo Real Madrid. A decisão de não comparecer à cerimônia provocou uma onda de apoio ao atleta nas redes sociais, com internautas se manifestando contra o racismo e a favor de Vini Jr..
No entanto, o apresentador Tiago Leifert criticou a ausência do jogador na premiação. “Você deveria ter ido lá, [de] peito estufado, olhando nos olhos dos jornalistas que votaram. Se você tivesse ido você teria sido o campeão moral”, disse em vídeo postado em seu canal do YouTube.
Com a circulação da declaração de Leifert, o ator Bruno Gagliasso rebateu o comentário do apresentador. “Calado é um poeta”, escreveu em uma publicação da página Seremos Resistência.
Em seu perfil do Instagram, Bruno Gagliasso homenageou Vini Jr.. “Ele venceu. Mais uma vez, Vini Jr. venceu. Ele venceu porque incomodou essa gente ruim. Ele venceu porque ele fez esse sistema comprovar que ele está certo. Ele venceu porque a sua ausência é mais eloquente do que qualquer presença naquele evento”, iniciou.
“Ele venceu porque fez o mundo inteiro olhar para uma brutal tentativa de apagamento. Ele venceu porque seus companheiros abraçaram sua ideia. Ele venceu porque, mais uma vez, é o algoz dos racistas. Ele é o maior do mundo. Não tem discussão. Ele venceu no campo, ele venceu na vida. Vini Jr. é muito maior do que qualquer premiação”, finalizou.
Em seu perfil na rede social X, Vini Jr. se pronunciou após o Bola de Ouro. “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”. A declaração do brasileiro alcançou 1 milhão de curtidas na rede social.