Silvio Mendes, candidato do União Brasil ao governo do Piauí, usou uma frase racista para responder a uma pergunta durante entrevista ao vivo na última quarta-feira, 31.
Questionado por Katya Dangeles, da TV Meio Norte, sobre políticas para minorias sociais, o candidato afirmou que a jornalista é “quase negra, mas inteligente".
“Eu te conheço há tantos anos e imagino quantas discriminações você não sofreu. Você que é quase negra, na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou", afirmou.
O vídeo com a resposta de Mendes rapidamente se espalhou pelas redes sociais e gerou comentários e críticas ao candidato.
Diante da repercussão, a assessoria de Silvio Mendes se manifestou publicamente, dizendo que o candidato reconheceu o erro e que pediu "sinceras desculpas" para Katya.
Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, informa-se:
Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava
— Silvio Mendes (@silviomendespi) August 31, 2022