Candidato amanhece com "Fique na senzala" pichado no muro de casa

Ato racista aconteceu em Feira de Santana, na Bahia. Polícia apura crime de injuria racial

22 set 2022 - 11h25
Foto: Reprodução Instagram

Damazio Santana dos Santos, conhecido como Mazo, amanheceu com uma pichação no muro de sua casa: a frase "Fique na senzala". Ele é candidato a deputado federal pela Bahia e vive no bairro Caseb, na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. 

Junto da imagem publicada na quarta, 21, em seu perfil no Instagram, Mazo publicou um texto analisando que a pichação se deu por ele ser um homem negro se propondo a ocupar um cargo em um espaço institucional de poder: "Quando panfletei nas sinaleiras, as pessoas me enxergavam nesse lugar e aceitavam. Quando trabalhei no shopping como vendedor, as pessoas me enxergavam nesse lugar e aceitavam. Agora que quero ser Deputado Federal, as pessoas não me enxergam nesse lugar e não aceitam", explicou.

Publicidade

O candidato ainda citou um trecho do 1º paragrafo da Constituição Federal. "Todo o poder emana do povo", e completou: "eu Mazo faço parte do povo e só o povo vai definir onde vou ficar". Mazo lavrou ainda um boletim de ocorrência na delegacia local.  

Em nota, a Polícia Civil informou que a delegacia de Feira de Santana instaurou um inquérito para apurar o crime de injúria racial, assim como a autoria e motivação do crime. 

Racismo é crime. Saiba como denunciar 👇

Racismo é crime, com pena prevista de até 5 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas. Saiba mais sobre como denunciar aqui.

Publicidade
Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações