O cantor Gil Monteiro, de 39 anos, inserido no cenário da música gospel católica, conta, em livro, sua trajetória ao sair do armário e um meio religioso e conservador. Ele se assumiu gay em 2022, durante uma live no Instagram. Na época, o vídeo compartilhado nas redes sociais surpreendeu os seguidores do artista e gerou uma onda mista de apoio e críticas.
Em “Será Que Ele É?”, livro lançado em dezembro de 2023, ele relembra esse momento e os impactos na carreira sendo uma pessoa LGBTQIAP+. “Escrever esse livro gerou uma mistura de sentimentos. Revisitar essas partes da minha história foi terapêutico porque me ajudou a ver por outro ângulo os fatos e ressignificar o impacto em quem sou hoje”, disse.
“Me fez enxergar ainda mais forte como os armários da sociedade e religião podem abafar uma vida, independentemente da idade. Mas também me mostrou a evolução da trajetória, um caminho pra se orgulhar”, acrescenta Gil, que também é engenheiro civil por formação.
Na obra, ele compartilha a vivência dentro da igreja católica, onde construiu sólida carreira como cantor e compositor. O livro também fala sobre a invisibilidade de questões LGBTQIAP+ em espaços religiosos, ambientes que condenam relações homoafetivas e categorizam como “pecado”.
A leitura proposta por Gil também é uma forma de convite ao reconhecimento humano e fraterno daqueles que não se enquadram, por suas formas de amar e identidades de gênero, no padrão imposto pela sociedade e pela religião.
“Espero que o leitor tenha empatia, que calce os meus sapatos pra pisar dentro dessa realidade que fica escondida no armário e no coração de tanta gente que passa por algo parecido”, reforça.
Carreira abalada após se assumir
Em entrevista ao "Metrópoles", Gil comenta que não é mais convidado para eventos onde cantava e foi “banido” do mundo da música gospel. Por ser engenheiro, ele consegue se manter de outras formas.
Quem é Gil Monteiro?
Gil Monteiro é natural de Rio Branco do Sul, no Paraná, e hoje reside na Grande São Paulo. Formou-se em engenharia civil, mas também é cantor e compositor – com três álbuns lançados em carreira solo.
Com um misto de canções que vão do pop rock ao folk, acumula mais de 24 milhões de visualizações em seu canal no YouTube e perto de 100 mil seguidores nas redes sociais e plataformas de streaming.