Captura após 14 dias: entenda a ordem cronológica dos crimes do brasileiro foragido nos EUA

Danilo Cavalcante, de 34 anos, foi condenado à prisão perpétua por matar a ex-namorada com 38 facadas nos Estados Unidos

13 set 2023 - 10h25
(atualizado às 10h37)
Brasileiro foi condenado à prisão perpétua por matar a ex-namorada nos EUA
Brasileiro foi condenado à prisão perpétua por matar a ex-namorada nos EUA
Foto: Reprodução/TV Globo

A polícia dos Estados Unidos anunciou a captura do brasileiro Danilo Cavalcante nesta quarta-feira, 13. Ele estava foragido de uma penitenciária localizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, após ser condenado por feminicídio nos Estados Unidos. As buscas por Danilo duraram 14 dias.

Entenda o caso do brasileiro e sua ordem cronológica.

Publicidade

O que é feminicídio? O que é feminicídio?

- Quem é Danilo Cavalcante? Danilo Souza Cavalcante tem 34 anos e é natural do Maranhão e se mudou para o Tocantins, onde trabalhou como lavrador.

- Qual foi o primeiro crime? No dia 5 de novembro de 2017, ele matou o estudante Walter Júnior a tiros. O crime foi motivado por uma dívida e aconteceu em Figueirópolis, a 260 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins.

- Por que não foi preso na época? Uma semana após o crime, um pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público, mas como não foi registrado no Banco Nacional de Mandados, o pedido ficou restrito apenas ao âmbito estadual. Por isso, Danilo conseguiu fugir para os Estados Unidos em janeiro de 2018, meses após o assassinato.

Publicidade

- Qual crime ele cometeu nos EUA? Em 2021, ele foi considerado culpado pelo assassinato da ex-namorada Deborah Brandão. Deborah foi morta com 38 facadas na frente dos dois filhos.

- O que o motivou o crime? A irmã da vítima disse que Danilo não aceitava o fim do namoro e ameaçava Deborah desde 2020. Ela morava há 5 anos nos EUA com seus dois filhos, fruto de outro casamento. Ela também teria dito que contaria às autoridades sobre o pedido de prisão expedido contra ele no Brasil.

- Quando Danilo foi preso? Após matar a ex-namorada, Danilo fugiu e foi encontrado horas depois em outro estado, na Virgínia. Ele foi extraditado para a Pensilvânia. Em agosto deste ano, ele foi condenado à prisão perpétua sem direito à liberdade condicional.

- Quando ele fugiu? Danilo fugiu no dia 31 de agosto, enquanto aguardava a transferência para uma prisão federal, que deveria acontecer nas próximas semanas.

Publicidade

- Como foi a fuga? O brasileiro usou as mãos e os pés para escalar a parede da unidade prisional em que estava. Antes disso, ele observou o local, que era um corredor, para ter certeza de que não seria visto fugindo.

- Como ele está sobrevivendo? No dia 1 de setembro, Danilo foi visto na região de Pocopson Township, em Chester County, na Pensilvânia, de acordo com o canal ABC. Ele invadiu a casa de um morador, que começou a ouvir sons suspeitos por volta das 23h e foi conferir o que era. O morador o viu sair da casa com uma bolsa que continha pêssegos, maçãs e ervilhas, que o morador notou estar faltando. O homem chamou a polícia, mas o suspeito já tinha escapado.

- Por que a polícia demorou para capturar Danilo? Em coletiva de imprensa, as autoridades da Pensilvânia disseram que o fato do brasileiro não ter sido capturado até o momento se devia a vários fatores, como a complexidade do terreno. A área em que policiais buscavam Danilo inclui matas densas, túneis subterrâneos e valas de drenagem. O tenente-coronel George Bivens negou a acusação de que não teria agentes suficientes para pegá-lo e, na ocasião, mostrou estar esperançoso pela captura do brasileiro.

- Qual é a aparência de Danilo? De acordo com a polícia, ele roubou uma van e mudou a sua aparência para despistar as autoridades. Ele tirou a barba e usava um casaco verde ou amarelo com capuz, boné de beisebol preto, calça verde da prisão e sapatos brancos.

Publicidade

- Qual recompensa pelo brasileiro foi oferecida? Uma recompensa de US$ 25 mil (cerca de R$123 mil reais) chegou a ser oferecida em busca de informações do paradeiro de Danilo. 

As mulheres que investigam feminicídios sem punição
Video Player
Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se