O jornal inglês "Daily Mail" informou, nesta terça-feira, que a Fifa está estudando impor a sanção máxima permitida pela entidade ao presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales. O mandatário está sendo acusado de violência sexual após beijar Jennifer Hermoso durante a comemoração do título da Roja na Copa do Mundo Feminina.
Segundo o periódico, caso o plano do órgão mundial seja executado, Rubiales ficaria suspenso de qualquer função executiva no esporte pelos próximos 15 anos, tempo permitido pelo regulamento da Fifa como punição. Vale lembrar que o chefe da RFEF já não está mais em exercício desde o último sábado (26), afastado por 90 dias.
Existe a possibilidade de os clubes e a seleção nacionais serem afastados de competições que ultrapassam o território espanhol, caso Rubiales não seja desligado de suas funções. O secretário-geral da federação da Espanha, Andreu Camps, encaminhou um pedido à Uefa solicitando o apoio contra o Governo local, que está mostrando total desacordo com as ações do presidente, que também está na vice-presidência da Uefa.
A situação de Luis Rubiales explodiu após a final da Copa do Mundo Feminina. O mandatário deu um beijo na boca de Jennifer Hermoso durante a entrega das medalhas do título mundial e está sendo investigado por alguns órgãos de dentro e de fora do esporte. Além disso, também fez gestos obscenos com a parte genital, ao lado da rainha Letizia Ortiz, ato que manchou sua imagem.