A Bud Light, cerveja mais vendida dos Estados Unidos, vem sofrendo um boicote dos consumidores após utilizar uma influenciadora transgênero em uma publicidade nas redes sociais. A Budweiser é uma marca da AB InBev, que tem os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles entre seus controladores.
No início deste mês, a influenciadora Dylan Mulvaney, que acumula milhões de seguidores em suas redes sociais, publicou um vídeo de publicidade com a marca, em que mostra as cervejas que recebeu contendo o desenho do seu próprio rosto estampado na lata. A cerveja que Dylan foi presenteada é parte de uma ação comemorativa para celebrar um ano que ela se declarou uma mulher trans.
Após a publicação do vídeo, grupos conservadores organizaram uma campanha de boicote, acusando a cerveja de patrocinar pautas transgênero, de "zombar" de mulheres e de expor crianças à sexualidade.
O músico Kid Rock publicou um vídeo nas suas redes sociais portando um fuzil semiautomático e metralhando caixas da cerveja. Famosos influenciadores de direita também aderiram ao boicote.
Segundo informações da mídia local, uma fábrica da empresa em Los Angeles sofreu uma ameaça de bomba após a veiculação da campanha com Dylan.
Com o boicote, que provocou uma queda de 17% nas vendas do produto, e várias críticas à empresa, as ações da marca caíram 5% e mudanças no quadro de colaboradores de marketing foram anunciadas. Entre outras mudanças, o vice-presidente da Anheuser-Busch Daniel Blake, que cuidava das marcas tradicionais do grupo, foi afastado.