Após fazer um protesto contra o preconceito de idade na Avenida Paulista, em São Paulo, Claudia Ohana abordou mais um assunto importante: a menopausa. Aos 62 anos, a atriz deu seu relato pessoal sobre a fase e disse até ter confundido sintomas com depressão.
As mudanças no corpo vieram aos 50. Primeiro, a artista sentiu uma angústia inexplicável e logo pensou se tratar de algum transtorno psicológico mais sério. Pouco depois, o 'aperto' no peito se juntou a sensação de fraqueza e confusão mental.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A suspeita de início da menopausa só veio mesmo quando o peso na balança mudou. "Fiquei preocupada achando que talvez fosse uma depressão, mas aí veio as calorias e ficou claro que estava na menopausa", afirmou em vídeo ao jornal O Globo.
Segundo Claudia Ohana, o processo após a descoberta foi um pouco diferente do convencional. Isso porque ela teve uma diverticulite que a impediu de fazer a reposição hormonal durante a fase. O problema é caracterizado por uma inflamação das bolsas que se formam no intestino grosso, os divertículos.
A atriz foi operada em 2016 para tratar o quadro. 'Livre' da diverticulite, a reposição hormonal voltou a ser uma possibilidade.
Ela ainda conta que, atualmente, os sintomas mais incômodos já passaram. No entanto, a mudança no peso persiste.
"Apesar de não ter mais aquela confusão ou me sentir para baixo, com falta de energia, ainda sinto calorias, mas me sinto bem. Eu respiro e deixo passar. Às vezes, há momentos que realmente não são decididos, mas tento encarar isso da melhor forma", detalhou.
Quem também relembrou o período ao jornal foi Claudia Raia, que está em cartaz com a peça Cenas da Menopausa. Em entrevista a O Globo, a atriz de 58 anos foi sincera ao abrir o jogo sobre a fase, que também começou aos 50.
"Eu era absolutamente insuportável. Tinha névoa mental, os esquecimentos, calafrios, dores horrorosas nas pernas e articulações. E eu descobri que era atividade física em excesso, mas nada disso, era a menopausa", contou.