No cenário contemporâneo, a diversidade de gênero tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade, abrindo espaço para uma compreensão mais ampla das identidades. No entanto, termos como bissexualidade e pansexualidade ainda geram dúvidas e discussões.
O que significa a palavra bi?
A palavra "bi" significa bissexual, sendo o B na sigla LGBTQIA+. Refere-se a pessoas que sentem atração romântica, emocional ou sexual por mais de um gênero, como homem e mulher.
O que significa a palavra pan?
Na sigla LGBTQIA+, o P é uma das letras englobadas no +, que se refere ao termo "pan", uma abreviação para pansexual. Uma pessoa pansexual é aquela que é atraída por indivíduos de todos os gêneros, entre pessoas cisgêneras, trans e não-binárias, por exemplo.
O que é a bissexualidade?
Bissexualidade é uma orientação sexual na qual uma pessoa é atraída por mais de um gênero. Pessoas bissexuais podem sentir atração romântica, emocional ou sexual por pessoas do mesmo gênero que o delas e/ou de gêneros diferentes.
Criada em 1998, a bandeira bissexual é formada pelas cores rosa, que representa pessoas que se relacionam apenas com indivíduos do mesmo gênero; azul, que representa aqueles que se relacionam com pessoas do gênero oposto; e roxo, que representa as pessoas bissexuais.
O que é a pansexualidade?
Pansexualidade é uma orientação sexual em que uma pessoa é atraída por indivíduos de todos os gêneros. Pessoas pansexuais podem se sentir atraídas por indivíduos cisgêneros, transgêneros, não-binários e de outros gêneros, enfatizando a atração com base na personalidade, nos sentimentos e nas características individuais, em vez de se concentrarem exclusivamente no gênero.
A bandeira pansexual, criada em 2010, é representada por três faixas nas cores rosa, que representa o gênero feminino; azul, que representa o gênero masculino; e amarelo, que representa todos os outros gêneros para além do binarismo.
O objetivo é destacar que pessoas pansexuais sentem atração por qualquer gênero, assim, reforçando que a atração não é limitada a gêneros específicos.
Qual a diferença entre eles?
Enquanto a bissexualidade é a atração por mais de um gênero, como homem e mulher, a pansexualidade é mais abrangente ao considerar o interesse afetivo, sexual e romântico das pessoas por todas as identidades de gênero da comunidade LGBTQIA+.
O termo bissexual já era usado antes da década de 1990, quando foi publicado o Manifesto Bissexual. "Bissexualidade é uma identidade completa e fluida. Não presuma que a bissexualidade seja binária", diz o manifesto.
O termo pansexual costuma ser encontrado no pansexualismo, termo usado por Sigmund Freud (1856-1939) há mais de um século para descrever a teoria de que os comportamentos humanos derivam de instintos sexuais. Ao longo dos anos, o conceito do termo foi evoluindo para o que conhecemos hoje.