O grupo Sambaiana, formado exclusivamente por mulheres LGBTQIA+, está se preparando para uma se apresentar pela primeira vez no Rock in Rio, no próximo dia 19 de setembro.
Criado em dezembro de 2019, o coletivo é originalmente composto por Ju Moraes, Marília Sodré, Lalá Evangelista, Grace Profeta, Rayana Mayara e Marcinha BB. Durante o verão de 2020, elas começaram a realizar apresentações quinzenais aos domingos, criando uma roda de samba que rapidamente atraiu um público fiel.
Recentemente, Sambaiana expandiu seu coletivo, agora contando com Lorena Martins e Alana Gabriela, para reforçar a sonoridade que conquistou o público.
O nome Sambaiana reflete as principais influências musicais do grupo, que são o samba e os ritmos da Bahia, onde elas possuem suas raízes culturais e musicais.
A chance de tocar no Rock in Rio surgiu após uma apresentação no Carnaval deste ano, que chamou a atenção de Zé Ricardo, o diretor artístico do festival. Impressionado com o desempenho do grupo, Ju Moraes contou no podcast “Bora de Samba” que ele pediu o contato das integrantes, e logo depois, veio a confirmação: Sambaiana estava oficialmente na programação do festival.
Em 2021, o grupo lançou seu primeiro álbum e desde então tem se firmado na cena musical, com participações especiais de grandes nomes, como Ivete Sangalo, em seus ensaios de verão.
Nas redes sociais, o grupo compartilha trechos de suas apresentações. No dia 4 de setembro, elas postaram um vídeo da reação de algumas integrantes ao saberem do convite para o Rock in Rio.
“Essa vitória não é só do Sambaiana, mas de todas as mulheres que lutam por espaço no cenário musical. Um marco para o samba baiano e para a música brasileira!”, diz a postagem, publicada em colaboração com o podcast “Bora de Samba”.