Uma pesquisa realizada pelo PoderData concluiu que 46% dos brasileiros são contrários ao casamento homoafetivo no país. É o percentual contrário mais alto registrado pela empresa de pesquisas. Os dados foram coletados no início do ano, entre 29 a 31 de janeiro e mais de 2.500 pessoas foram ouvidas em diferentes municípios e estados. O levantamento aponta que 44% são a favor enquanto 10% dos entrevistados se declararam indecisos sobre o assunto.
Diferente dos anos anteriores, esta é a primeira vez em que os cidadãos que discordam do casamento homoafetivo são maiores que aqueles que são a favor. Em janeiro de 2021 cerca de 44% revelou ser contra.
Dos 46% de brasileiros que discordam, a maior concentração está na região Centro-Oeste. Outro dado relevante divulgado pela pesquisa é que as mulheres foram as mais favoráveis (47%). A faixa etária de 25 a 44 anos é também a mais favorável (49%), e a de 45 a 59 anos a mais contrária (55%).
Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a reconhecer, por unanimidade, união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Dois anos depois, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou uma jurisprudência que determina que cartórios realizem também o casamento civil para casais gays.