De magnata do rap a acusações de tráfico sexual e prisão: quem é Sean "Diddy" Combs

Rapper foi preso em Nova York, nos Estados Unidos, na última segunda-feira, 16

17 set 2024 - 11h16
Resumo
O rapper Sean 'Diddy' Combs foi preso em Nova York sob acusações de tráfico sexual e agressão, e foi alvo de diversos processos civis envolvendo violência sexual.
Diversos processos civis retratam Sean Combs como um "predador sexual violento"
Diversos processos civis retratam Sean Combs como um "predador sexual violento"
Foto: REUTERS/Eduardo Munoz

O rapper Sean "Diddy" Combs foi preso em Nova York, nos Estados Unidos, na última segunda-feira, 16, após uma série de acusações relacionadas a tráfico sexual e agressão. Nos últimos meses, ele foi alvo de diversas denúncias e processos civis.

Segundo o advogado de Diddy, Marc Agnifilo, o rapper se mudou para Nova York "voluntariamente" em antecipação às acusações que estavam sendo formuladas contra ele. Os detalhes sobre a prisão de Sean não foram divulgados, mas o jornal New York Times informou que ele foi preso após uma acusação feita por um grande júri. 

Publicidade

Diversos processos civis retratam Sean Combs como um "predador sexual violento". As ações alegam que o artista teria usado álcool e drogas para violentar mulheres. Em março, agentes federais realizaram buscas nas residências do rapper em Miami e Los Angeles em meio às investigações federais.

"Stealthing" e outros atos que podem configurar estupro "Stealthing" e outros atos que podem configurar estupro

Quem é Sean "Diddy" Combs

O rapper cresceu em Mount Vernon, em Nova York, e foi criado por sua mãe. Formado em Administração pela Howard University, ele estagiou na Uptown Records, selo fundado por Andre Harrell, e produziu diversos remixes que se tornaram sucessos. Ele foi um dos principais articuladores do hip-hop dos Estados Unidos.

Publicidade

Em 1992, ele fundou a Bad Boy Records e, anos depois, expandiu seus negócios para a moda, lançando a marca masculina Sean John. Através de seus negócios, o rapper, também conhecido como Puff Daddy e P. Diddy, juntou a cultura rap com a alta moda. 

Sean Combs já ofereceu a transmissão ao vivo de um desfile de moda da Sean John no E!, em 2001, fazendo com que um público mais amplo assistisse o seu trabalho. Segundo a imprensa norte-americana, dois anos depois, o fundo de private equity Yucaipa Cos., de Ron Burkle, teria investido cerca de US$ 100 milhões na marca de Sean. A primeira loja Sean John foi inaugurada na Quinta Avenida, em frente à Biblioteca Pública de Nova York, no ano seguinte.

Em 2004, Diddy foi eleito o melhor designer de moda masculina do ano pelo Conselho de Designers de Moda da América, tornando-se o primeiro homem negro a receber a homenagem. Na música, ele ganhou três Grammys e produziu artistas como Usher, Lil' Kim e TLC. 

Em 2023, o rapper lançou o seu primeiro álbum solo desde 2006, "The Love Album: Off the Grid".

As acusações

Publicidade

No final do ano passado, a cantora Cassie, cujo nome verdadeiro é Cassandra Ventura, acusou o rapper de estupro e de submetê-la a diversos abusos ao longo de cerca de uma década. Eles começaram a namorar quando ela tinha 19 anos e ele 37, após ela ser contratada pela Bad Boy Records.

Em maio deste ano, a CNN americana divulgou um vídeo em que Sean aparece agredindo Cassie no Hotel InterContinental em Century City, em Los Angeles. De acordo com o canal de TV norte-americano, a agressão ocorreu em 5 de março de 2016.

Na filmagem, é possível ver o rapper de toalha e perseguindo a ex-namorada pelo corredor do hotel. Em determinado momento, Sean joga a cantora no chão, dá chutes e a arrasta. O vídeo corroborou algumas das alegações feitas pela cantora no processo que já foi resolvido.

Após a divulgação do vídeo, o rapper pediu desculpas. "Meu comportamento naquele vídeo é indesculpável. Assumo total responsabilidade por minhas ações naquele vídeo. Estou enojado. Fiquei enojado quando fiz isso. Estou enojado agora", disse no Instagram

Publicidade

O caso de Cassie foi o primeira de uma série de ações movidas contra Sean Combs. Outras mulheres também acusaram o rapper de agressão sexual, como April Lampros, 51 anos, e a modelo Crystal McKinney, 43 anos

Em caso de violência contra a mulher, denuncie

Violência contra a mulher é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone (ligando 190 ou 180). Também pode procurar uma delegacia, normal ou especializada.

Saiba mais sobre como denunciar aqui.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações