Resumo
Confira o orixá que rege cada dia da semana na umbanda. Exu, por exemplo, orixá mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual, rege as segundas-feiras.
Confira o orixá que rege cada dia da semana na umbanda. Exu, por exemplo, orixá mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual, rege as segundas-feiras.
Na umbanda, religião de matriz africana, existem orixás que podem ser celebrados em dias específicos da semana. Eles têm características e vibrações únicas.
Confira os orixás que regem cada dia da semana na umbanda:
Segunda-feira
- Exu: mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual. Ao longo do ano, a sua homenagem deve ser feita no dia 13 de junho.
- Omulu: orixá da cura e das doenças, é o guardião deste dia e, durante o ano, a sua comemoração é no dia 16 de agosto.
Terça-feira
- Ogum: orixá da guerra que representa a força, a coragem e a determinação rege a terça-feira, e o seu dia é 23 de abril.
- Oxumaré: costuma reger terças-feiras e o seu dia é 24 de agosto. Ele representa a renovação contínua em todos os aspectos da vida do ser humano.
- Irokô: também é celebrado às terças-feiras, podendo ser homenageado em outros dias dependendo do terreiro. Ele é o orixá do tempo e é celebrado no dia 4 de outubro.
Quarta-feira
- Xangô: orixá da justiça e dos raios, rege a quarta-feira e, durante o ano, sua homenagem é no dia 29 de junho.
- Iansã: orixá associada aos ventos e às águas, rege as quartas-feiras, mas ela pode ser celebrada aos sábados em algumas casas. No ano, é homenageada em 4 de dezembro.
- Obá: a orixá feminina Obá, conhecida por representar as águas fortes dos rios, rege a quarta-feira e é celebrada em 30 de maio.
Quinta-feira
- Oxóssi: homenageado no dia 20 de janeiro, é um orixá ligado à natureza e ao conhecimento.
- Ossaim: orixá que entende de ervas medicinais, costuma ser reverenciado na quinta-feira e homenageado no dia 5 de outubro.
- Logunedé: filho de Oxum e Oxóssi, é celebrado na quinta-feira e no dia 19 de abril.
Sexta-feira
- Oxalá: é o orixá da criação, da paz e da justiça, que representa a paternidade universal, a pureza e a fé. Considerado um dos mais importantes da linha da umbanda, ele também é celebrado no dia 15 de janeiro.
Sábado
- Iemanjá: orixá do mar que representa a força feminina, rege o sábado. Sua data de comemoração no ano é 2 de fevereiro.
- Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro.
- Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais. Costuma ser celebrada no sábado ou na segunda-feira em algumas casas e, durante o ano, o seu dia é 26 de julho.
Domingo
- Ibeji: conhecido como o orixá das crianças, representa a primeira fase da vida e a inocência. Os "ibeji" ou "ibejis" são considerados os filhos de criação de Oxum e, durante o ano, são celebrados no dia 27 de setembro.
Fonte: Redação Nós