A deputada federal Erika Hilton (PSOL) postou na manhã desta terça-feira (07) uma série de mensagens no Twitter sobre a tentativa de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar como é feita a transição de gênero de crianças e adolescentes no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP).
"Se trata de mais uma tentativa de criminalizar nossas identidades e aqueles do poder público que as reconhecem. Agora, usando discursos sem pé nem cabeça, sem nenhum embasamento científico e deturpando os processos médicos, pra mirar em crianças trans", afirmou a deputada.
O pedido de CPI foi feito pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil) e assinado por outros 23 vereadores e terá de ser votado na Câmara Municipal para ser aprovado. Rubinho também já encaminhou um projeto de lei que visa impedir o bloqueio hormonal na puberdade e uso de hormônios por adolescentes trans.
"Estou em diálogo constante com membros da Câmara Municipal de São Paulo pra impedir a proposta absurda do Vereador Rubinho Nunes de abrir uma CPI contra crianças trans. Sem provas, ele diz que elas são 'cobaias' do Hospital das Clinicas da USP", completou Erika.
O atendimento prestado pelo Hospital das Clínicas tem respaldo legal e é baseado em práticas e pesquisas médicas reconhecidas em todo mundo. O programa de transição de gênero é gratuito e segue protocolos previstos no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde e das recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM).
CONTRA A TRANSFOBIA 👇🏾
Estou em diálogo constante com membros da Câmara Municipal de São Paulo pra impedir a proposta absurda do Vereador Rubinho Nunes de abrir uma CPI contra crianças trans
Sem provas, ele diz que elas são “cobaias” do Hospital das Clinicas da USP
+👇🏾 pic.twitter.com/GZCJx9eAua
— ERIKA HILTON 🚩 🇧🇷 (@ErikakHilton) February 7, 2023