A deputada estadual Dani Balbi, do Partido Comunista do Brasil, acaba de protocolar um projeto de lei a favor de cotas para pessoas trans em universidades do Rio de Janeiro. Dani contou a novidade através de um vídeo publicado em seu perfil do Instagram.
"É com muita emoção e com senso de responsabilidade que, hoje, apresentamos o projeto de lei que institui a reserva de vagas de pessoas trans e travestis nas universidades estaduais do Rio de Janeiro", disse a deputada.
Dani foi a primeira trans a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e comentou ainda sobre o quanto se sente feliz e lisonjeada do anúncio ter circulado nas redes sociais. "Isso é a prova da necessidade de projetos como esse", completou.
A deputada ainda acrescentou que o projeto de lei é mais um passo importante para garantir a cidadania da população LGBTQIA+, "especialmente das pessoas trans e travestis, que sofrem demais com desemprego que ocasionam vulnerabilidades e violações de direitos humanos".
Dani ainda fez um pedido especial para a comunidade e aliados, para que eles ocupem os plenários e mobilizem muito para que o projeto tramite na Alerj e se torne a realidade.