Alvo de injúrias raciais na Espanha, Vinicius Junior pode virar símbolo da luta contra o preconceito no futebol carioca. Nesta terça-feira, o deputado Professor Josemar (Psol) deu entrada no Projeto de Lei 1.112/23, que institui a Política Estadual Vini Jr de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio. O jogador também pode receber a Medalha Tiradentes da Alerj.
- O racismo precisa ser superado. Apresentei esta proposta para combater estas práticas aqui no Brasil. É necessário fazer o debate com o intuito de avançarmos contra estes atos, inclusive com um protocolo de ação dentro das torcidas - disse o deputado ao site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Em sessão plenária desta terça, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), concedeu um minuto de silêncio em solidariedade a Vini Jr, pedido pelo deputado Vitor Júnior (PDT). A deputada Verônica Lima (PT) protocolou pedido para que a Medalha Tiradentes, principal comenda da Alerj, seja concedida ao atacante brasileiro.
No último domingo, Vini Jr, jogador do Real Madrid, sofreu ofensas racistas de torcedores do Valencia. Após confusão em campo, o brasileiro acabou expulso e desabafou nas redes sociais. O caso teve grande repercussão internacional, inclusive, com posicionamento de autoridades brasileiras, como o presidente Lula.