Além das críticas, o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi denunciado ao Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD) após dar beijo na boca da jogadora da seleção de futebol feminino Jenni Hermoso. O beijo aconteceu sem consentimento da atleta espanhola, diante das câmeras de todo o mundo, após a Espanha vencer a Copa do Mundo de futebol feminino na Austrália, neste domingo (20).
O gesto foi feito na frente da rainha Letizia, da Espanha, que estava acompanhada de sua filha mais nova, Sofia. Pouco tempo depois, a jogadora assediada afirmou que não gostou do gesto do dirigente.
Miguel Galán, diretor do Centro Nacional de Formação de Treinadores de Futebol (Cenafe), apresentou uma denúncia ao CSD e pediu a abertura de um processo disciplinar contra Rubiales, que pediu desculpas pelo gesto.
Quem também demonstrou repúdio à atitude do dirigente foi o Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta, que condenou o beijo e classificou o ato como 'inaceitável'.
"Isso me parece inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações. Creio que é inaceitável beijar os lábios de uma jogadora para parabenizá-la", disse o ministro.
O beijo gerou críticas também na internet:
A Espanha foi campeã na Copa feminina. O presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales, forçou um beijo na boca da jogadora Jenni Hermoso na hora que ela recebeu a medalha. A jogadora foi ASSEDIADA no palco da final da Copa do Mundo!!! pic.twitter.com/Ke5MHoqCiX
— Carol aka João Carvalho (@carollinesarda) August 21, 2023
ABSURDO! A jogadora Jenni Hermoso sofreu violência sexual durante a premiação da final da Copa do Mundo. Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, forçou um beijo na atleta na hora de entregar a medalha. Isso é inaceitável! Sem consentimento é violência! pic.twitter.com/LqA8yqsHNZ
— Luciana Boiteux (@luboiteux) August 21, 2023
A Espanha derrotou a Inglaterra por 1 x 0 e conquistou o primeiro título de Copa do Mundo de Futebol Feminino.