Dois árbitros do futebol escocês anunciaram para a imprensa local nesta quinta-feira (02) que são homossexuais. Craig Napier e Lloyd Wilson seguiram o exemplo dos jogadores Jake Daniels e Josh Cavallo, que também se posicionaram sobre suas respectivas sexualidades.
O árbitro Craig Napier Napier explicou que tem sido um "caminho difícil" viver numa sociedade cheia de críticas ou preconceitos, e que isso levou a adiar a sua confissão.
- Precisamos de ventos de mudança, para que as pessoas possam sentir que podem ser verdadeiras com elas próprias e viverem felizes e confortáveis com as suas escolhas ou a sua cor de pele. E isso tem de acontecer também no futebol. É algo com o qual convivo há muito tempo. Foi uma jornada difícil até chegar até aqui. É muito importante que pessoas como eu estejam dispostas a sentar aqui e fazer isso - desabafou o juiz.
Lloyd Wilson, que atua nas divisões inferiores do futebol escocês, assumiu a sua homossexualidade em um vídeo para a instituição de caridade de saúde mental Back Onside.
- Para ser honesto, só consegui assumir agora porque tem sido uma caminhada horrível. Uma caminhada de 17 anos de mentiras que não quero continuar a viver, não quero continuar a viver da forma que outras pessoas querem que faça ou da forma que acho que elas querem que eu viva. E, de certa forma, ditada pelo mundo do futebol - comentou.
Wilson afirma que o incentivo para o anuncio veio por conta dos jogadores de futebol que recentemente se posicionaram sobre o assunto.
- É algo que eu nunca pensei que estaria sentado aqui a fazer. Acho que tem sido muito inspirador ver o que aconteceu recentemente. Eles anunciaram a sua homossexualidade e acho que há muitas pessoas que deveriam se inspirar com isso - complemento Lloyd Wilson.