Eliana critica etarismo: “Toda pessoa tem direito de envelhecer”

A apresentadora falou sobre o problema e mostrou exemplos de frases preconceituosas

8 jun 2022 - 12h51

Na última terça-feira (7), a apresentadora Eliana, de 48 anos, falou sobre etarismo nas suas redes sociais. Em um vídeo, ela explicou o conceito e mostrou algumas “frases etaristas que devemos evitar”. Etarismo é o preconceito com outra pessoa por causa de idade. Veja o vídeo abaixo:

Em forma de meme, Eliana citou algumas expressões que, apesar de parecerem inofensivas, revelam uma discriminação baseada em estereótipos de idade.  "Você até que é bonita para sua idade", "Você não tem mais idade pra usar isso", "Você tá muito velha pra ser mãe", e por último: "Solteira nessa idade? Vai ficar pra titia".

Publicidade
Eliana: crítica ao etarismo e frases problemáticas
Eliana: crítica ao etarismo e frases problemáticas
Foto: Reprodução / Reprodução

Na legenda da postagem, a apresentadora aproveitou para apresentar mais informações sobre o etarismo. "Pra quem ainda não conhece, 'etarismo' é quando uma pessoa julga, zomba ou duvida da capacidade de outra simplesmente por conta da sua idade. Esse tipo de preconceito muitas vezes é tolerado no dia a dia devido à falta de informação que as pessoas possuem sobre ele", escreveu. 

A mãe de Arthur e Manuela concluiu o desabafo, promovendo uma reflexão aos seus mais de 30 milhões de seguidores.

"É claro que, ao longo do tempo, é comum surgirem dificuldades na vida. Mas toda pessoa tem o direito de envelhecer sem precisar ouvir comentários maldosos! Ficar mais velha significa se tornar mais madura, sábia e segura. E isso é lindo! Então vamos focar nos discursos que elevam a autoestima? Lembrando que todo mundo vai envelhecer um dia. Quem não envelhece morre cedo. Viva a vida!".

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações