No ano em que o futebol feminino bateu recordes de público no Brasil e no mundo, o jornalista Milton Neves, com mais de 50 anos de carreira no esporte, postou um vídeo chamando atenção para o corpo de uma jogadora que comemorava um gol.
A jogadora em questão, Alisha Lehmann, é titular do clube inglês Aston Villa e namora o jogador brasileiro Douglas Luiz, que também atua pelo mesmo clube. Douglas rebateu a postagem de Milton Neves se perguntando como um jornalista tão experiente poderia fazer um comentário tão desrespeitoso ao futebol feminino e à atleta, reduzindo uma mulher a sua aparência.
Você já velho, anos no futebol e posta um vídeo que não respeita o futebol feminino e nem a própria jogadora que ainda por cima é minha namorada.
não aprendeu o que é respeito é sacanagem! https://t.co/2qfvck6Aij
— Douglas Luiz (@dgoficial) September 27, 2022
Milton Neves foi criticado por algumas pessoas no Twitter, como a também jornalista Vera Magalhães, recente alvo de perseguições por parte de apoiadores do presidente depois que Bolsonaro agrediu-a diretamente, verbalmente, durante o debate da Rede Bandeirantes no final de agosto.
Ainda dá tempo de apagar e pedir desculpa, Milton. O futebol feminino não é fetiche para senhores, é um esporte e suas praticantes merecem respeito. Ainda mais de um profissional da área. Nojento esse post
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) September 27, 2022
E Fred Caldeira, correspondente de esportes na Inglaterra, que também lamentou a "piada" reducionista de Milton.
Se você, que me segue, viu graça no terrível tuíte do triste Milton Neves, favor deixar de me seguir. Será um favor para nós dois.
— Fred Caldeira (@fredcaldeira) September 27, 2022
Milton tentou se defender desviando do ponto das críticas, que cobravam de um jornalista tão experiente, e de carreira tão sólida, um comentário melhor do que aquela "piada" que reduzia a profissional à sua aparência.
Ele fez isso criticando de volta as pessoas que chamavam sua atenção e depois forçando uma falsa simetria com um vídeo do Cristiano Ronaldo exibindo seus músculos. A comparação de Milton não se sustenta porque Cristiano Ronaldo, apesar de objetificado eventualmente (ou seja, celebrado por sua beleza e porte físico), é tratado pela imprensa especializada, da qual Milton faz parte, primeiramente como um profissional expert no que faz – ou seja, pelo futebol que ele joga, em primeiro lugar.
Depois, Milton tentou defender sua posição em um movimento confuso: evitando completamente o ponto central das críticas e postando um pedido de doações para um hospital – o Amaral Carvalho, de Jaú, interior de São Paulo.
Para todo mundo sinalizando virtude e vindo aqui me xingar e cancelar, por gentileza entrem nesse link e doem para o Hospital do Câncer, assim você xinga aqui, e no escurinho sinaliza virtude DE VERDADE https://t.co/3qHIUZYNtk
— Milton Neves (@Miltonneves) September 27, 2022
Mas por fim Milton Neves decidiu apagar o tuíte e postar sobre outros assuntos em ritmo acelerado, quem sabe para ver se muda o foco que pareceu tão incômodo ao ser colocado sobre ele.