Em carta aberta, André Janones pede desculpas por falas homofóbicas

Após sessão na Comissão de Ética, parlamentar proferiu insultos, como 'boiola'e 'viadinho'

6 jun 2024 - 16h59
Deputado federal André Janones (Avante-MG)
Deputado federal André Janones (Avante-MG)
Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi nesta quinta-feira, 6, às redes sociais para se desculpar por ter usado termos homofóbicos quando brigava com o outro parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG) na última quarta-feira, 5.

Por meio de uma carta aberta, Janones pediu perdão a toda a comunidade LGBTQIA+. “Eu sei que tem gente que passou pano para algumas falas que eu fiz, mas aqui me cabe reconhecer que, na tentativa de espelhar o bolsonarismo e ‘devolver na mesma moeda’, eu usei palavras das quais não me orgulho e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos. Quero me desculpar com a comunidade LGBTQIA+ e com todos que se sentiram ofendidos e fazer o compromisso de não cometer mais esse erro”.

Publicidade

A discussão começou durante a reunião do Conselho de Ética que analisou a cassação de Janones por suposta prática de “rachadinha”, que é quando o parlamentar fica com parte do salário dos funcionários de seu gabinete.

Após a votação, que decidiu pelo arquivamento do caso, por 12 votos a 5, deputados do governo e da oposição passaram  a se insultar. Enquanto Janones saiu da sala, Nikolas o acompanhou com provocações.

“Você não é homem. Você é viado. Seu Boiola”, disse Janones. “Não sai correndo, bichinha. Vem cá!”, gritou ele em outro momento.

O advogado Paulo Ioti, um dos responsáveis pela criminalização da homofobia e transfobia no Brasil, criticou Janones. Para ele, apesar da contribuição do deputado para eleição de Lula (PT), “não se de passar pano pra crimes de racismo homofóbico que comete em sua fala”. “Esquerdomachismo homotransfóbico é intolerável também”.

Publicidade

Leia a íntegra da nota à Comunidade LGBTQIA+ feita pelo deputado federal André Janones

Passado o calor do momento, após um dia sendo atacado pelo ódio daqueles que não aceitam o resultado das urnas, ouvindo com muito sangue frio mentiras, insultos dos mais diversos e até ameaças, eu sinto que devo um pedido de desculpas a quem de fato merece.

Eu sei que tem gente que passou pano para algumas falas que eu fiz, mas aqui me cabe reconhecer que, na tentativa de espelhar o bolsonarismo e "devolver na mesma moeda", eu usei palavras das quais não me orgulho e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos. Quero me desculpar com a comunidade LGBTQIA+ e com todos que se sentiram ofendidos e fazer o compromisso de não cometer mais esse erro.

No mais, vamos seguir trabalhando por um Brasil mais justo e por cenas mais honrosas que as promovidas ontem pela truculência dos golpistas de extrema-direita.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações