Na década de 1990, João Vaz se tornou famoso em Portugal como garoto-propaganda de uma empresa de telecomunicações em comerciais de TV.
O sucesso foi tão grande que passou a participar de filmes e séries e fazer dublagens. Após um período longe dos estúdios, ele ressurgiu diferente diante das câmeras. João virou Maria.
Agora, declara-se do sexo feminino e mudou o nome para Maria João Vaz. “Eu vivia como mulher às escondidas, sem perceber bem o que isso queria dizer. Só comecei a perceber o que se passava realmente comigo em 2018”, contou em participação no canal TVI.
“Tenho a certeza que por aí haverá muitas pessoas como eu e que estão à espera daquela epifania que as façam mostrar-se como são”, disse a nova atriz transexual de Portugal.
Quem o fez entender, aceitar sua condição e iniciar a transição de gênero foi uma namorada. “É uma nova vida. Esta é a minha verdade”, afirma. As 3 filhas de relacionamento anterior demoraram a compreender a situação e apoiá-la. Hoje, todas vivem felizes.
Faz 1 ano que Maria João Vaz se revelou ao mundo. Por enquanto, não conseguiu retomar a carreira na televisão. Dedica-se ao teatro. Em Portugal, assim como no Brasil, as oportunidades de trabalho para artistas transexuais na grande mídia são raras.
A atriz vive da venda de suas esculturas em argila, pedra e papel machê. Sob o pseudônimo Petrivaz, cria figuras variadas, especialmente mulheres nuas.