Os esportes paralímpicos vão além da competição, eles representam uma profunda afirmação da capacidade humana. Cada modalidade é adaptada para atender as necessidades e condições dos atletas, permitindo que eles mostrem suas habilidades.
Com raízes ligadas ao desejo de inclusão e igualdade, os esportes paralímpicos evoluíram para se tornar um movimento global que celebra a adaptabilidade. Com transmissão global, os Jogos Paralímpicos deste ano serão realizados em Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.
O que são esportes paralímpicos?
Os esportes paralímpicos são competições esportivas adaptadas destinadas a atletas com deficiências, proporcionando uma plataforma para que esses indivíduos mostrem suas habilidades e alcancem altos níveis de desempenho
Essas adaptações incluem modificações nas regras do jogo, equipamentos e criação de categorias específicas para diferentes tipos de deficiência. Um exemplo é o basquete: nos jogos paralímpicos é adaptado para o uso de cadeira de rodas.
Qual a origem dos esportes paralímpicos?
A origem dos esportes paralímpicos remonta à década de 1940, quando o médico do hospital Stoke Mandeville, Ludwig Guttmann, pioneiro da reabilitação de lesões medulares, começou a organizar competições esportivas para veteranos de guerra com lesões na medula espinhal.
Guttmann acreditava que o esporte poderia desempenhar um papel importante na recuperação e na reintegração social desses indivíduos.
Em 1948, Guttmann organizou os primeiros jogos voltados para os atletas da Inglaterra. Na edição seguinte, o evento ganhou alcance internacional, atraindo participantes de diversos países.
O conceito de Jogos Paralímpicos se concretizou em 1960, quando foram realizados em Roma. Ali acontecem os primeiros Jogos Paralímpicos oficiais. Esses jogos reuniram atletas com diferentes tipos de deficiências e estabeleceram a base para a organização e expansão dos esportes paralímpicos em nível global.
Em Roma, os jogos ocorreram logo após o término dos Jogos Olímpicos e contaram com a participação de 400 atletas de 23 países, que competiram em oito modalidades esportivas.
Quais são os esportes paralímpicos?
Em Paris, as paralimpíadas apresentam 22 modalidades esportivas.
- Bocha
- Goalball
- Vôlei sentado
- Atletismo paralímpico
- Badminton paralímpico
- Basquete em cadeira de rodas
- Canoagem paralímpica
- Ciclismo de estrada paralímpico
- Ciclismo de pista paralímpico
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de cegos
- Halterofilismo paralímpico
- Hipismo paralímpico
- Judô paralímpico
- Natação paralímpica
- Remo paralímpico
- Rugby em cadeira de rodas
- Taekwondo paralímpico
- Tênis em cadeira de rodas
- Tiro com arco paralímpico
- Tiro esportivo paralímpico
- Triatlo paralímpico
Paralímpiadas 2024
A delegação brasileira, composta por 279 atletas, competirá em 20 das 22 modalidades da competição. No entanto, o Brasil não participará das provas de basquete e rúgbi em cadeira de rodas, já que não obteve classificação para essas categorias.
O Brasil nas Paralimpíadas
A primeira vez que o Brasil participou dos esportes paralímpicos foi em 1972, na edição de Heidelberg, na Alemanha Ocidental. No entando, a primeira medalha do país só foi conquistada nos jogos seguintes, realizados em Toronto, no Canadá, em 1976.
Os primeiros atletas brasileiros medalhistas foram Robson Almeida e Luiz Carlos da Costa, com a prata no laen bowls (esporte que já deixou o programa oficial e é semelhante à bocha na grama).
O Brasil teve a melhor participação nas Paralimpíadas em Tóquio 2021, ao conquistar 72 medalhas (22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze) no total. O time brasileiro ficou em sétimo lugar no ranqueamento geral.