Um ataque nazista nesta quinta-feira, 10, interrompeu um evento da primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais. Durante o encontro online, um usuário com o nome de Sérgio Henrique, usava a suástica como imagem de identificação e fez 16 saudações ao Hitler.
A incitação ao nazismo, que é crime previsto na Constituição, aconteceu por volta das 19h50, quando o encontro chegava à primeira hora de realização. O evento online estava previsto para terminar às 22h e teve que ser transferido para outra sala virtual.
A Conferência de Promoção da Igualdade Racial em Divinópolis foi organizada pela prefeitura e por entidades de luta contra o racismo, como o Mundi (Movimento Negro de Divinópolis), de 10 a 15 de fevereiro.
No ano passado, o Mundi já havia denunciado um caso de impunidade, por conta do assassinato de um jovem negro na cidade. O Mundi, que existe desde 2006, classificou como "abominável" a invasão e o ataque nazista durante o evento que discutia discriminação, racismo e intolerância religiosa.
Os dados disponíveis e as imagens feitas durante a conferência serão apresentados à polícia para que seja feito o registro do crime e os culpados sejam identificados e presos, segundo o Mundi.
Vereadores da cidade, que estão engajados na luta antirracista, vão acionar a prefeitura para que as investigações comecem o quanto antes. A interrupção do evento aconteceu dias depois que o apresentador do Flow podcast, o influenciador digital Monark, defendeu a legalização de um partido nazista no Brasil e que o comentarista de TV Adrilles Jorge fez o gesto de saudação nazista após uma intervenção ao vivo na TV Jovem Pan.
Monark justificou que estava bêbado quando fez a declaração e pediu desculpas. Já o comentarista Adrlles disse que o gesto era apenas um "tchau". O digital influencer foi desligado da empresa e o comentarista demiito após a repercussão negativa e pressão nas redes sociais.